Ser mulher e profissional realizada é possível? Foi com essa pergunta que uma profissional do time que eu gerenciava me brindou durante uma reunião matinal. Eu acredito verdadeiramente que sim, é possível. Não é fácil, mas eu me sinto assim realizada com o que faço profissionalmente e como mulher.

Já li uma vez que com base em um dia de 8 horas de trabalho, devemos considerar para estimativa de horas produtivas de 6 (seis) a 7 (sete). Mas isso não se aplica as mulheres que trabalham fora com certeza. Então aqui está a primeira barreira para ser mulher e profissional realizada, o relógio.

Se você leu o artigo da mulher maravilha entendeu que a rotina é pesada.  E quando você é uma profissional que gerencia pessoas, novas responsabilidades são exigidas. Então além da habilidade de lidar com tudo o que falamos antes, agora tens de se preocupar com mais algumas. Vamos falar de algumas:

  • Capacidade de gerenciamento geral, para estar atenta ao que as pessoas da sua equipe estão fazendo. E principalmente se estão seguindo os processos e procedimentos definidos.
  • Habilidade de comunicar uma visão e engajar a equipe em busca dos resultados. E desenvolver a escuta ativa, de forma a entender não apenas o que é dito. Mas principalmente entender o que não é expresso por palavras.
  • Estabelecer metas desafiadoras e factíveis as pessoas do time. Fornecendo feedback constante sobre o desempenho delas. E criando uma equipe coesa e unida.

São muitas as responsabilidades e a tendência é querer ser perfeita em tudo. Mas isso não é possível e nem saudável. Muitas mulheres sucumbem diante de tanta pressão, por não conseguirem dizer não.  Mas o NÃO será um grande aliado nesse momento. Pois não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo para começar. Algumas reflexões a fazer:

  • Quais os seus objetivos? Eles estão em ordem de prioridade? Se você ainda não os tem, comece a esboça-los hoje mesmo.
  • Vale a pena lotar a agenda e participar de muitos eventos, simplesmente porque foi convidado? Reveja hoje mesmo sua agenda e elimine aqueles compromissos que fogem dos seus objetivos.
  • Muitas assinaturas de revistas, newsletters, e-mails e etc. A quantidade de informação que precisas para atingir seu objetivo é adequada? Ou você caiu na armadilha de ter muita coisa para ler e não conseguir focar?

Ser mulher e profissional realizada é possível, quando você consegue ter equilíbrio e sabe fazer escolhas. Não tenha medo de buscar as duas coisas, você é capaz. Empodere-se e siga seu sonho.

Espero que as dicas te ajudem. Se gostou, compartilhe com outros.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!