Como delegar com eficiência? É uma das questões que permeia o mundo corporativo e ronda a cabeça dos gestores diariamente. Já vi alguns gestores, especialmente os mais novos chegarem com todo gás na empresa ou função nova, e querer mostrar resultados rapidamente para seus superiores. Isso não é errado, pelo contrário. Mas é importante que ao planejarem suas agendas de trabalho, entendam que é preciso tempo para estar com o time, transferir tarefas a cada um e os desenvolverem.

Uma posição que exija gestão de pessoas sobrecarrega o ocupante do cargo, pois ele é requerido não apenas pelo time, mas precisa dar conta de uma agenda de reuniões e atividades extensa. É comum ver gestores assumindo muitas responsabilidades, fazendo muitas coisas que deveriam ser passadas a outros profissionais dentro do time e sofrendo muita pressão pelos resultados.

No início eu não vou te enganar é assim mesmo, mas não deve ser assim para sempre. Tudo se ajusta quando você parar para planejar o que cada um pode assumir e fazer sozinho dentro da equipe.

A delegação é um processo que permitirá a você ter uma agenda mais adequada para os compromissos relativos ao cargo e ao mesmo tempo permitirá o desenvolvimento das pessoas para as quais você atribuiu uma tarefa. Porém essa agenda não estará livre simplesmente por você delegar, pois senão será uma “delargarção” comum nas organizações.

O processo de delegação exige antes de mais nada que você crie tempo para orientar, treinar e acompanhar a pessoa que irá desempenhar a função.  Algumas vezes você observará que apesar de toda a formação formal do seu subordinado, ele não tem a vivência prática adequada aquela atividade. E você está dando a ele a oportunidade de aprender.

A vida é uma escuridão se não houver um impulso.

Todo o impulso é cego se não houver o saber.

Todo o saber é vão se não houver o trabalho.

Todo o trabalho é vazio se não houver amor.

(Hermes)

Ao dar uma tarefa para alguém do time, também é preciso ter o cuidado de entender se o perfil comportamental dela é adequado. Se você não sabe qual o perfil comportamental da sua equipe, não esqueça de baixar o teste que preparamos para você e aplique também no seu time.

Pergunte se a equipe precisa de ajuda, treinamento, acompanhamento, recursos materiais, etc.  Delegar está relacionado a comunicar, como falamos no artigo anterior.  Então você precisa ter certeza de que a pessoa que recebeu a atividade entendeu bem o que precisa ser feito e que resultado você espera receber.

Mais dicas sobre delegação em nosso próximo post. Se você achou esse artigo útil ao seu dia a dia como gestor nos mande seus comentários e dúvidas. Seja no blog ou na Fanpage, vamos responder com muito carinho.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!