Devido a crise econômica enfrentada no Brasil é possí­vel ver nas redes sociais profissionais, a quantidade de pessoas buscando recolocação.  Alguns conversam comigo falando de como estão enfrentando esse momento e como são raros os convites para entrevistas. O importante nesse momento é não criar barreiras, além das mercadológicas. Pense que esse é o momento para repensar sua carreira, reavaliar sua trajetória e descobrir onde você tem acertado e que oportunidades ainda tem de evolução profissional.

Conhecendo os próprios limites é possí­vel superá-los e na correria do dia a dia, fica difí­cil analisa-los. Os limites da alma impedem o avanço rumo as realizações, já parou para pensar nos seus limites mentais. Quantas vezes eles estão enraizados sem que possamos nos dar conta, mas o estrago que provocam são grandes.  A descoberta dos limites que aprisionam e emperram a caminhada é o primeiro passo para as conquistas. Em seguida se faz necessário programar novas convicções, de forma que mesmo as mais adversas situações não nos façam fraquejar.

Sem dúvida ao esboçar essas palavras fico pensando no quão complexo é reprogramar a mente humana. Mas uma coisa eu posso afirmar, quanto mais cedo você começar melhor. A reprogramação significa duvidar e invalidar os pensamentos anteriores de forma a fazer com que eles enfraqueçam e não mais sabotem seus avanços. Até porque alguns foram formados ao longo da sua vida. Alguns até preconceitos passados de geração a geração, de forma que reagimos de maneira automática diante das situações cotidianas.

A possibilidade de reencontrar ou resgatar sua essência é o primeiro passo para redefinir sua carreira. É preciso tempo para desenvolver a capacidade de analisar as situações por múltiplas perspectivas, saindo apenas da análise racional para entrar em aspectos emocionais. Isso permite uma flexibilidade de discussão em todos os ní­veis e principalmente com diferentes pontos de vista.

Esse tempo fora da rotina de trabalho, é um tempo de transformação. Identifique e aproveite as oportunidades para construir comunidades e engajar mentores. O foco deve ser seu desenvolvimento intrapessoal, interpessoal e cognitivo, ao mesmo tempo que ajuda no desenvolvimento de outros.  Faça cursos online grátis, a internet está cheia deles, leia aqueles livros que você comprou e estão pegando poeira na prateleira, participe de palestras, fóruns, etc.

Durante essa transição, internamente revise seus conceitos, valores mais profundos, percepções, razão de ser e crenças. O que te impulsiona e motiva a levantar e enfrentar uma rotina muitas vezes longa de tarefas? São os desafios ou o estilo de vida que você quer ter? Nossos valores pessoais e limites influenciam a trajetória profissional de cada um. Uma vez identificados use-os para planejar um novo recomeço.

Você pode ser um novo profissional quando for chamado para a próxima entrevista, que tal começar a molda-lo nesse instante e quebrar os limites imaginários. Com certeza escolhas mais conscientes, levarão à  construção de uma carreira mais gratificante para a pessoa e produtiva para quem o contratar.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!