Muitas são as formas encontradas para definir essa palavrinha chamada resiliência. Em maior ou menor grau todos nos seres humanos somos capazes de demonstrar em algum momento da vida.  São as adversidades que nos ajudam a desenvolver essa capacidade, e por isso sejamos gratos por todas as experiências por que passamos na vida.

Foram nos momentos de maior dor, aflição e com os maiores obstáculos, que pude perceber o quão forte eu era.  Por isso hoje sou capaz de colocar no papel algumas dessas palavras e dizer para você que tudo será resolvido e que você sairá mais forte das suas provações. Eu por experiência própria sai muito mais forte.

A resiliência é um aspecto psicológico, definido como a capacidade de o indiví­duo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em surto psicológico ou depressão.

É a capacidade e/ou habilidade que cada pessoa tem de lidar e superar as adversidades. De transformar experiências não tão boas em aprendizado e oportunidades de mudança, de dar a volta por cima.

Caracterí­sticas encontradas nas pessoas resilientes:

  • Autoconfiança
  • Persistência
  • Criatividade
  • Flexibilidade
  • Bom humor

Uma pessoa resiliente é capaz de transformar energia negativa em positiva. Ela é capaz de enxergar o fracasso como uma oportunidade de crescimento.  Você pode ficar triste, chorar e até paralisar um pouco espaço de tempo diante de uma situação na qual você não vê ainda uma saí­da.  Mas é através dessas situações que nos tornamos melhores, descobrimos nossos limites e capacidades, quebramos paradigmas e superamos a nós mesmos.

O importante é levantar a cabeça, fazer uma análise fria do que aconteceu e seguir em frente. Se não consegue fazer isso sozinho, peça ajuda, mas não deixe de aprender o que a vida está te ensinando. Seja grato, pois através de tudo isso que você enfrentou hoje és uma pessoa muito melhor do que foste ontem.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!