Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Depois de anos, a Mulher-Maravilha* mudou sua forma de se vestir e, talvez por não ter mais o mesmo visual, você pode não a tenha reconhecido. Não apenas uma, mas várias. Elas estão em todos os lados por onde ando. As vejo nos ônibus lotados, nas filas dos bancos, supermercados e lojas. Estão lotando as empresas, apesar de poucas sentarem na diretoria, mas ocupam muitas cadeiras nas universidades. Estão correndo pelas ruas buscando manter a forma, invadindo as academias, estéticas, salões de beleza, etc. Ufa! Enfim observe atentamente e você irá identificar algumas delas.

Talvez por ela levantar cedo, arrumar os filhos e levá-los ao colégio. Pegar a condução lotada para o trabalho e enfrentar sua jornada diária. A malha vermelha e o shortinho azul de estrelas brancas não seja a melhor forma de se apresentar. E por isso elas prefiram as roupas comuns como o jeans, as camisas e as sapatilhas que lhe caem bem e se adaptam melhor quando se movem de um lugar para outro.

A rotina da moderna mulher-maravilha engloba uma casa para cuidar. Já que ela não pode se dar ao luxo de pagar uma empregada, pois os custos são altos e não caberia no orçamento da nossa heroí­na. Ela sofre com a falta de boas diaristas disponí­veis para uma santa ajuda no lar e tem apenas uma saí­da que é arregaçar as mangas e limpar tudo quando sobra um tempo durante a semana em sua já apertada agenda.  Ou fazer uma boa faxina nos finais de semana, até porque sua energia não parece ter fim.

A Mulher-Maravilha trabalha fora. Para manter sua empregabilidade, precisa reservar tempo na sua agenda para o curso universitário, inglês e informática. Senão chega outro(a) e pega o seu lugar, ganhando um salário menor que o seu. Injusto, mas ela não tem privilégios, na realidade parece que nunca teve. Ela precisa dedicar-se a ler e, como dizem os especialistas, no mí­nimo, quatro livros por ano.

Isso sem contar que as notí­cias diárias ajudam seus diálogos durante os eventos profissionais. O que significa ler jornais diários, ouvir rádio, assistir telejornais, acessar a internet e revistas de sua área de atuação. Com a velocidade que as coisas acontecem, ela também se sente sempre desatualizada e frustrada pelo volume de informação que chega em suas caixas de mensagens e whatsapp.

E tem a famí­lia que precisa muito da sua atenção. Sim a mulher-maravilha, mesmo solteira, tem sua famí­lia. Algumas casaram e possuem filhos, mas além dos filhos e cônjuges, existem os pais, tios, avôs e toda uma árvore genealógica que precisa ser regada de atenção e cuidado. E não adianta estar com eles conectada no mundo virtual, eles precisam de tempo de qualidade para se sentirem amados. São aniversários e demais comemorações que exigem sua nobre presença e se possí­vel com uma lembrancinha para que sua visita não passe em branco (outra tarefa que exige sua atenção, afinal tem que ser o presente certo) e ela não pode esquecer o aniversário de ninguém.

banner

E tem o escolhido que roubou descaradamente o coração dessa super mulher. Lógico que ele precisa de atenção especial, senão ela corre o risco de perdê-lo para outra mulher maravilha com capacidades heroicas mais desenvolvidas que as suas. Isso me lembra porque elas vivem por ai cuidando da sua saúde, visitas anuais ao médico, dentista, dermatologista e todos os “istas” que possam manter sua vitalidade. Mensalidade de academia, pacote de salões de beleza, pilhas de potes de creme para cada milí­metro do corpo, perfumes maravilhosos espalhados pela penteadeira, muitos acessórios, sapatos, bolsas e roupas que valorizem suas curvas, mesmo que não precisem de tudo isso para serem incrí­veis como são.

Essa mulher-maravilha, que tem uma agenda lotada, que acorda cedo, não tem hora para dormir, no fundo só quer uma coisa: ser amada, reconhecida e admirada pelas pessoas que estão a sua volta. Ela torce por um companheiro que a incentive a seguir em frente, que respeite suas decisões. Que entenda que as tarefas domésticas precisam ser dividas, ou possa simplesmente ficar ao seu lado, segurar sua mão e dizer: “sei que você cuida perfeitamente bem de si mesma, mas quero te dar carinho e cuidar também”.

Bem, a mulher-maravilha é moderna, mas seu coração continua o mesmo: enorme. Cabem todos que ela conhece, os que ainda não cruzaram seu caminho, enfim, cabe o mundo.  Mas, muitas vezes, ela esquece de colocar ela mesma na posição central e se permitir ser cuidada e amada. Então talvez por isso muitas andem por ai em terapias e consultas com psicólogos por se sentirem sobrecarregadas. Mas vale lembrar que a mulher maravilha pode dizer não e ainda assim continuar sendo a heroí­na diária que tem mudado o mundo ao seu redor. A Mulher-Maravilha pode o que ela quiser!

A que existe em você deve ser lembrada e valorizada a cada instante,  não só pelos outros, mas por si mesma. Não se sinta maravilhosa, apenas com as unhas feitas, o cabelo escovado, a maquiagem perfeita. Mas sinta-se maravilhosa por ser quem você é e por ter garra para fazer tantas coisas ao mesmo tempo. Estar bem consigo mesma é fundamental para que outros consigam nos valorizar também. Se conheça e se ame.

*Super-heroí­na grega, personagem fictí­cia de histórias em quadrinhos publicadas pela editora estadunidense DC Comics. Criada pelo Dr. William Moulton Marston, é um dos maiores í­cones pop de sexo feminino.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!