alvoAo olhar a figura de um alvo a primeira coisa que penso são em sonhos, metas e objetivos pessoais. Confesso que um bom desafio me anima e saio logo da inércia. Após os momentos de reflexões iniciais, posso não evoluir em relação ao desafio. Mas se o aceito começo logo a quebrar em pequenas etapas.

Fiquei pensando durante a semana enquanto caminhava e percebi então que alguns clientes e amigos meus sempre me falam de seus sonhos e das dificuldades em realizá-los. Alguns vivem estabelecendo inclusive as mesmas metas ciclicamente, sejam dietas que se iniciam a cada segunda-feira ou as mensalidades pagas na academia ou no curso de inglês, onde nunca aparecem.

Em objetivos corriqueiros como esses ou com metas audaciosas como abrir seu próprio negócio, acabei identificando nas pessoas que acabam desistindo o mesmo comportamento. A falta de objetivos intermediários. Esses marcos intermediários de alcance dos sonhos servem de evidência ao progresso e de combustí­vel para seguir em frente.

Quando os pensamentos limitantes chegarem, você que está lendo esse post e que não tem conseguido ir em frente, poderá perceber uma nova forma de impulsionar seu avanço. Pegue aquele grande sonho e quebre em pequenos sonhos.  Um exemplo bem simples pode ser a compra de um eletrônico. Você pesquisou e decidiu comprar um modelo X, cor e o valor de R$ 3.000,00.  Mas hoje você não tem nem o dinheiro da entrada. Então vamos lá montar o seu projeto de compra, quebrando esse sonho em pequenos.

Que tal começar com o valor da entrada, estabeleça o percentual que você deseja reunir e a data de quando você o quer em sua conta. Depois estabeleça um projeto de como serão pagas as parcelas, de que valor e os vencimentos.  A cada uma dessas etapas estabelecidas e cumpridas a sensação de vitória aumentará.  Quando menos esperar você terá conseguido realizar o seu sonho.

Absolutamente tudo na nossa vida pode ser encarado dessa forma, basta analisar a melhor forma de quebrar as ações.  No final de tudo eu tenho certeza que você fará isso sem perceber para tudo o que desejares e nada mais será motivo para você desistir.  Mesmo quando for preciso desacelerar.

Então lá vou eu para mais um desafio aceito e que agora eu quebrei em tarefas. E a primeira parte será ler quatro livros. Terminei um livro essa semana e já passei da metade do segundo livro, mas ainda faltam dois.  Mas as etapas estão avançando e eu me sinto cada dia mais próxima do alvo do que antes.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!