Minha resolução de ano novo começa com mais organização. E olha que já recebi muitos elogios por ser uma pessoa muito organizada. Mas tenho a tendência de dizer sim a muitos projetos ao mesmo tempo. Por isso preciso me organizar melhor para fazer tudo o que quero em 2014.  Para que tudo corra conforme o planejado preciso focar, já que o ano começa com muitos desafios.  A organização da agenda, do espaço fí­sico e da vida para mim tem uma mensagem de que a pessoa é responsável, focada e bem-sucedida.

Talvez você me cite muitas pessoas que são consideradas bagunceira e bem-sucedidas. Mas essa imagem se criou em minha mente a partir das pessoas com as quais convivi ao longo dos anos. Então meu modelo mental sempre me direciona para a ideia de que organização e sucesso andam juntos.

Por isso defini que precisarei potencializar a habilidade de organização que já possuo, usando para balizar minhas decisões 5 diretrizes.  Se fizer sentido para vocês também, seguem elas e os motivadores para aplicação:

1- Eficiência – essa sem dúvida é uma diretriz muito importante. Quando se precisa obter com poucos recursos os resultados planejados, no tempo previsto e com qualidade aceitável. Digo aceitável, pois há muitos fatores e expectativas diferentes envolvidos nos projetos, e eu sei o quanto é difí­cil agradar a todos os envolvidos. No final o que conta é o resultado sob a percepção do cliente e não a minha.

2- Produtividade – com a minha tendência de ler e reler, escrever e reescrever, terei um desafio adicional com apenas 365 dias no ano (rsrs). Gerenciar o tempo na busca das informações, dos recursos e das pessoas são essenciais para as entregas programadas se concretizarem. Então é lançar mão da simplicidade e otimizar os processos.

3- Escalabilidade – essa é uma diretriz que ganhou um significado muito especial em minha vida. Afinal meus projetos profissionais são todos de grande escala nesses próximos meses. Pensar em soluções que funcionem para pequenos grupos e sejam adaptáveis para centenas de pessoas em um curto perí­odo de tempo ocuparão meus pensamentos 24 horas por dia.

4- Flexibilidade – nem tudo sairá como planejado, quando lidamos com pessoas e tecnologias tudo pode acontecer.  Nos momentos de imprevisibilidade ou de riscos se concretizando nada como manter a flexibilidade, o bom humor e a confiança de que há solução para tudo na vida. Saber ouvir, negociar e buscar soluções criativas podem fazer toda a diferença nos resultados e principalmente no clima.

5- Compatibilidade – alinhar as expectativas de todos os envolvidos já é um desafio por si só. Por isso manter o foco na missão, visão e valores é tão importante na hora de compatibilizar. Tenha essas informações na ponta da lí­ngua e use-as todas as vezes que for negociar om os envolvidos.

Então vamos lá que o ano já começou, um ótimo 2014 para todos nós! Foi dada a largada para 2014, 15…


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!