Muitas equipes passam por momentos de conflitos devidos as diferenças de personalidades dos membros da equipe, isso é saudável até certo ponto, mas quando o nível de animosidade chega ao âmbito pessoal é complicado para qualquer gestor/líder lidar com isso.

Como gerente de projetos esse sempre foi um ponto complexo e por isso busquei ajuda com especialistas em gestão de pessoas, e quis desenvolver habilidades e competências no sentido de trabalhar melhor com a diversidade de ideias, comportamentos e opiniões.

AlmaHumana

Um plano que pode ajudar a reparar os danos da equipe que se encontra com problemas de conflitos deverá incluir os seguintes itens:

  • Boa Comunicação. Se o gestor/líder não for um bom comunicador, isto será uma experiência ruim para todos. As equipes quando estão com a moral baixa tendem a utilizar meios inadequados de comunicação. Não deixe boatos e incertezas inflamarem. Certifique-se de compartilhar a maior quantidade de informação que for possível sobre a situação atual do projeto, atividades e qualquer outra informação que possa impactar o time.
  • Elogios e cumprimentos. Quando os integrantes de sua equipe realizarem/entregarem  um bom trabalho, certifique-se que os mesmos saibam. A maioria das pessoas não esperam recompensas em dinheiro ou presentes quando fazem um bom trabalho – apenas esperam ser cumprimentadas e reconhecidas pelo seu gestor/líder. Faça isso formalmente e informalmente, nas reuniões com o time, por email, pessoalmente, etc.
  • Defina expectativas claras. As pessoas necessitam compreender o que você espera delas de modo que as mesmas saibam os desafios que necessitam enfrentar. Certifique-se de fornecer instruções claras quando designar o trabalho de modo que as pessoas compreendam exatamente o que você quer dizer.  Duplos sentidos ou “delargar” não ajudar em nada o alcance dos resultados.
  • Não comprometa excessivamente a sua equipe. Enquanto você tenta melhorar a moral da sua equipe, você também necessita ter cuidado para não comprometê-la excessivamente. Determine o trabalho restante para finalizar o projeto/atividade e renegocie o que pode ser feito após a finalização do prazo. Perfeccionismo ou processos desnecessários comprometem as entregas e a moral do time, em alguns casos de projetos há a necessidade de melhorias em algum escopo, controle a tentação e diga não.
  • Ganhe algumas batalhas pequenas. Moral baixa pode fazer com que sua equipe ultrapasse os prazos, causando assim mais pressão e degradando a moral. O contrário disso também é uma realidade. Se a equipe puder começar a bater alguns prazos e as metas (e você comunicar este fato e os elogiar), a moral da equipe deverá melhorar, o que fará com que seja mais fácil de bater as metas seguintes.

Sei que é difícil solucionar os problemas de uma equipe disfuncional, mas essas são algumas ideias que podem ajudar. Pense nas dicas como uma prevenção também.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!