Felicidade_B2016Participei de uma atividade diferente esse mês de Janeiro, fiz uma entrevista para  a TV falando sobre Mobilidade Social.  Achei sensacional poder explicar o conceito e abordar a questão da mobilidade cultural.  O bom mesmo é ver tanta coisa legal acontecendo  e que sim, temos de aproveitar sempre para evoluir.  É a tal da economia sustentável, da leitura sustentável, do trabalho cooperativo, da construção coletiva do comum, etc.

E isso se deve e muito a tecnologia, sou uma apaixonada por tecnologia.  Sem o avanço da internet e dos computadores, a introdução desses elementos acima no nosso dia a dia seria demorada. Então o grande responsável pela mobilidade social e cultural sem dúvida é a tecnologia.

Talvez por isso a noção de tempo das pessoas de que as coisas estão mais aceleradas seja mais que uma percepção.  Para as gerações anteriores a minha, é difícil acompanhar tanta evolução e informação.  Na realidade às vezes me encontro ansiosa também para acompanhar, mas nada se compara aos mais velhos quando se deparam com autoatendimento no banco, no supermercado, pagando estacionamento, comprando ingressos para o cinema, etc.

Então me permito um exercício diário de parar e tirar um tempo para eu me encontrar comigo e extrair uma síntese diária do que aprendi de verdade.  Isso tem sido um momento mágico de recarregar as energias.  Assim posso em seguida começar novamente a fazer parte da construção coletiva desse mundo chamado internet.  Sim nele eu posso compartilhar conhecimento, escrever e aprender, escutar e falar com uma diversidade cada vez maior de pessoas e com elas evoluir.  São novos conceitos, novas formas de ver o mundo, interações mútuas cada vez maiores e mais ricas.

Por estar envolvida nesses processos de construção do conhecimento me sinto muito atraída por projetos interessantes que proliferam a todo instante, alguns que conheci e quero compartilhar e te convidar a experimentar:

www.livralivro.com.br – site onde você pode trocar livros online, um ótimo espaço para quem gosta de ler.  Pratique a leitura sustentável.

www.globalvoicesonline.org – site que se propõe a observar e amplificar as vozes das blogesferas globais.  São 190 autores localizados nas mais diferentes regiões do mundo falando sobre realidades culturais e regionais.

Duolingo.com – onde além de aprender inglês grátis pode ajudar na tradução de textos para estrangeiros.  Um processo de aprendizagem colaborativa.

http://www.brasilmaisti.com.br/ – nesse site muito legal, além de ter acesso as vagas de TI, tem espaço de treinamento por EAD, e o melhor de tudo é um site que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) criaram.  Visa três pontos essenciais da formação profissional: conhecimento, capacitação e oportunidades.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!