Ter um plano ou sonho é simples, realizar é outra historia.  Todo ser humano eu acredito tem um sonho, não importa o tamanho, ele habita a mente de qualquer mortal.  Por mais que eu escute “não tenho sonho”, sempre há um desejo no recôndito da alma.  E para mim sonhar é tão natural que os uso como motivador para minha caminhada.  Então quando realizo um, já penso no próximo sonho.  Se ele não está lá eu sinto um vazio, até que um novo se construa em minha mente.

Alguns dizem que não possuem sonhos, apenas um desejo ou um plano.  Não interessa muito o nome que se queira dar ao sonho, seja plano, projeto, planejamento, meta, objetivo ou qualquer outo sinônimo.  O importante é não esquecer que a realização dele vai depender e muito de você.

Então pense:

“Você está disposto a investir na realização desse sonho?”

“Do que você abriria mão para realizar esse sonho?”

“Quanto tempo você está disposto a investir na concretização desse plano?”

“O quanto te frustraria não ter esse sonho realizado?”

Algumas pessoas querem muito o sonho, mas esquecem da jornada que enfrentarão para realiza-lo.  Esquecem os contratempos que deverão enfrentar.  Das coisas que terão de abrir mão.  Mas a grande realidade é que todas essas coisas acontecerão em maior ou menor escala.  Segundo experiências compartilhadas com outras pessoas, quanto maior o sonho, maiores os obstáculos até a obtenção do primeiro resultado concreto.

Não tenho a intenção de desmotivar ninguém, pelo contrário.  Minha intenção positiva é alertar a cada um de que planejar ou sonhar apenas não basta.  Temos que agir e na hora da ação nem tudo sai como idealizamos.  A preparação se dá em meio a trajetória rumo a realização.  Por isso é importante enfrentar cada obstáculo como um passo rumo ao resultado final.  Durante o percurso o caráter é forjado, experiências e conhecimentos ampliados e habilidades agregadas.  Rumo a realização do sonho, somos também preparados para usufruir dos resultados.  O segredo é aproveitar cada minuto desse caminho.

Eu quero continuar falando de sonhos e planos nos próximos artigos. Mas o quanto você está disposto a investir na jornada rumo a realização?  Essa é a inquietante pergunta que quero deixar, para reflexão de cada um que tem um sonho ou plano e está neste momento achando difícil a sua realização.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!