Lendo sobre gestão de remuneração e depois fazendo o meu plano de leitura diário da Bíblia me deparei com o texto de Gênesis 29, onde Labão um dos homens da história pede a Jacó que lhe diga quanto deveria ser seu salário, já que estava trabalhando em sua casa. Jacó pede então Raquel, a filha de Labão, em casamento. Estamos falando de um texto de mais de 2000 anos antes de Cristo e lá já existia a questão da remuneração.

Esse aspecto é interessante já que muitas vezes ocorrem confusões em que os dois termos são tratados como sinônimos, salário e remuneração. O que na realidade não é correto, já que salário é uma parte da remuneração, provavelmente o tradutor da Bíblia usou o termo salário (em algumas versões como a Almeida), quando traduziu o texto, pois o mesmo foi criado no Império Romano1. Mas a questão aqui não é histórica, mas apenas um gancho para falar sobre os dois termos.

Devemos enfatizar que remuneração é um conceito mais abrangente e engloba salário, benefícios, treinamentos, bônus e tudo o mais que a empresa proporciona ao colaborador pelo trabalho realizado, e seus resultados. O salário, é a parte fixa da remuneração, e motivo muitas vezes de comparação entre funcionários de uma mesma empresa e/ou entre conhecidos do mesmo ramo. As empresas também se preocupam em buscar equiparações salarias de seus times, analisando por regiões e muitas outras características, utilizando instituições reconhecidas e sérias.

O que devemos ter em mente na hora de comparar os salários entre as empresa é que o conceito de remuneração total (total reward) é a melhor forma de analisa. Assim todos os aspectos são avaliados: salário x salário, benefícios x benefícios, treinamentos x treinamentos, programas de remuneração variável como bônus, etc. Só assim vamos ser mais justos em nossas conversas.

Não podemos nos esquecer de que todo trabalhador é digno do seu salário e que esses sejam justos. Beverly Zimpeck disse “Em uma sociedade constituída segundo os nossos padrões, o empregado atua estimulado pelos seguintes fatores: ambição e orgulho, necessidade de reconhecimento social e compensação financeira.”

1 Wikipedia – Termo salário.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!