Form_ficarFazer acontecer é fundamental no currí­culo de qualquer profissional.  Trabalhei numa corporate muito conhecida pelo publico feminino, nem preciso dizer o nome… rsrsrs.  E lá se ouve a todo instante “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”.  Esse lema estava no sangue de cada profissional dessa organização e quando não estava presente nas pessoas, tinha algo errado.

Como catalisador da mudança e importante identificar um profissional desmotivado, que não faz o que tem de ser feito.  Mas e como tratar? Nesse caso plante sementes, reacenda a chama e inspire. Você não pode obrigar ninguém a fazer nada, mas pode montar o cenário de uma visão inspiradora. Não há nada mais inspirador do que uma visão de metas audaciosas que objetivam o bem de um grupo mais amplo.

Pessoas inspiradas por uma visão são pessoas de espírito jovem, entusiasmadas com seu trabalho, que produzem com qualidade, resilientes, flexíveis e felizes.  Elas se auto-motivam por que vêem motivos para a ação.  Se a visão da sua organização não visar o bem-estar de todos que ali estão e não transcender as paredes que te cercam, então a visão está errada e por isso não  inspira.

O grande diferencial de um catalisador da mudança é que ele deve fazer acontecer essa visão, ele não pode tentar, ele deve fazer.  Mas acontece do resultado não ser observado e nesse caso, ele fracassou?  Se ele realmente tentou, ele experimentou, usou, testou, fez e praticou o que falou, sem dúvida os resultados aparecerão.  Porque toda visão inspiradora produz resultados, observe e veja os resultados.  Mas observe atentamente o que são os resultados em todos os seus níveis.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!