“O que foi estragado
Pela falha do homem
Pode ser tornado bom novamente
Através do trabalho do homem.”
— I Ching

As empresas reclamam diariamente da falta de mão de obra especializada. Na área de TI então a escassez de bons profissionais é alarmante em algumas regiões do Brasil.  Isso porque tornar-se um bom profissional é um exercício diário e requer tempo, investimento pesado de horas em frente a um computador estudando, pesquisando, aprimorando e praticando.

Nas conversas com os amigos de diversas empresas, percebo  que a maior carência do mercado é por líderes, formar um líder requer o dobro do investimento dedicado na formação de um bom profissional.  Todas as organizações pedem, imploram, caçam talentos. Talentos são pessoas inovadoras, criativas e cheias de iniciativas.  Mas quando esses talentos estão dentro de suas organizações o que vemos são líderes exigindo obediência.Então o  que fazer?

Resposta simples e direta, trabalho de alta qualidade não pode apenas ser comprado, ele é fruto do comprometimento pessoal e do senso de excelência de cada um.  E trabalhos de alta qualidade são desenvolvidos por profissionais criativos e de iniciativa, então deixe o seu lado Pavlov, fisiólogo russo que estudou o papel do condicionamento no comportamento, de lado e aprenda a lidar com o lado humano do seu talento, pois uma organização de sucesso é formada pela qualidade do trabalho e não na obediência dos seus liderados.

Será que o comportamento independente do seu liderado é uma desobediência, ou você quer condicioná-lo a sua prática de adestramento?  Essas questões merecem uma análise séria e profunda de cada gestor.  Analise com carinho e depois me diga que resultado você colheu.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!