Espero que essas reflexões sobre relacionamentos dignos de um lí­der para valer te ajude.  Já faz algum tempo que relacionei elas para compartilhar.

1. Conversar – Discutem-se projetos, relatórios, números, mas não se abrem espaços para que anseios sejam compartilhados. É preciso criar tempo para conhecer o outro e fazê-lo entrar em nosso mundo.

2. Confrontar – Acontecimentos desagradáveis fazem parte de nossa vida. No entanto, é imprescindível dizer às pessoas com que convivemos, de maneira direta, firme e clara, quando uma atitude incomoda.

3. Pedir desculpas – Quando negamos um erro, agravamos a situação. Reconhecê-lo e pedir desculpas são algumas demonstrações de humildade e de valorização do outro.

4. Elogiar – Todo mundo tem necessidade de ser reconhecido, valorizado, de sentir que provoca admiração. Um colaborador deve saber que é importante para sua equipe, de maneira a ousar sempre mais na busca por melhores resultados.

5. Agradecer – Dizer obrigado é a melhor maneira de aumentar a comunhão com as pessoas que são relevantes para você.

6. Pedir ajuda – Pedir ajuda valoriza os conhecimentos do colega de equipe, mostrando que suas opiniões e idéias são fundamentais. E, quando todos se sentem aptos e essenciais, a equipe fica mais forte e mais harmônica.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!