O BSC é um sistema de suporte a decisão estratégica para mensuração de desempenho sob quatro perspectivas.

São elas:

1 – Perspectiva Financeira – Responde a como enxergamos nossos acionistas, quais as aspirações em termos de retorno do investimento realizado, as taxas de crescimento, relacionamento com investidores e outros objetivos financeiros estabelecidos e alinhados as diretrizes estratégicas.

2- Perspectiva do Cliente – Responde como os clientes nos percebem e de forma objetiva medem esses resultados como satisfação, fidelidade, retenção, captação e lucratividade. Os clientes são a razão da existência de um negócio e por isso os gestores precisam ter objetivos específicos de acordo com seu segmento de mercado.

3- Perspectiva de Processos – Responde que processos internos agregam valor. Identificando as necessidades dos clientes, o mercado em que se está inserido é possível idealizar produtos e serviços que atendam a demanda do seu cliente. Em termos de processos operacionais deve avaliar a geração dos produtos ou serviços e como eles chegam aos seus clientes. E por último e não menos importante avaliar a satisfação do cliente e poder prestar suporte conforme combinado.

4- Aprendizado e Crescimento – Responde se somos capazes de sustentar e inovar em nosso negócio. Através de um programa de comunicação que compartilha com todos os colaboradores as estratégias, os objetivos e as metas que todos seguirão para serem bem-sucedidos.

Quem implementa a metodologia BSC em sua organização, tem os seguintes objetivos em mente:

  • Tornar-se orientada para o cliente
  • Aumentar a qualidade
  • Reduzir o tempo de resposta e lançamento de novos produtos
  • Privilegiar o trabalho em equipe
  • Gerir uma empresa a longo prazo

A construção do BSC funciona como um painel de controle dos indicadores que permitirão: localizar problemas, definir rotas e antever imprevistos. Ou seja, saber para onde caminha a empresa. Mas esse já é um papo para outro post.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!