Não é fácil trabalhar em empresas familiares, os conflitos entre os familiares afeta a vida não apenas deles, mas de todos os funcionários da empresa.

Com o cenário econômico atual faz com que muitas pessoas resolvam empreender, sendo muito comum contratar aquele familiar que se encontra desempregado no momento, como parte da sua equipe.

Nesse post quero falar de alguns problemas que já presenciei e conversando com outros amigos detectamos nas empresas familiares que conhecemos e atuamos. Espero que ajude a você que se encontra nesse momento evitar problemas familiares.

Vamos a alguns problemas:

Familiares no mesmo setor geralmente tendem a competir um com o outro ou ficar conversando sobre assuntos pessoais. Duas atitudes a serem evitadas. Mas o foco deve ser um objetivo comum, então a primeira coisa a fazer é estabelecer as metas a serem alcançadas pelo setor.
Estabelecer conexão com os demais membros da equipe também é um ponto importante para não ter uma “panelinha”.

Quando os familiares são de setores diferentes, eles tendem a achar que sua área é mais importante que o outro. Com isso se você é de uma área de suporte e vive correndo de um lado para o outro tentando atender a eles, pare agora e estabeleça a prioridade pelo foco no atendimento ao cliente final da empresa.
Isso não é fácil, já me deparei pessoalmente com isso. Mas quando os dois possuem foco em resultados da empresa, é viável de se criar um processo claro.

Quando um familiar lidera o outro, as divergências vão surgir e é melhor sempre colocar isso de forma bem clara numa conversa e estabelecer regras de como agir diante dessas situações.
Uma forma que funciona inclusive quando a divergência é com outros membros da equipe é falar “eu não concordo com sua ideia” ao invés de falar “eu não concordo com você”. A divergência devem ser sempre de ideias e não de pessoas.
O subordinado por sua vez não deve se aproveitar dessa relação para se favorecer de qualquer oportunidade.

Essas são algumas dicas, se você tem mais alguma para compartilhar, só nos mandar.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!