Durante a sua trajetória profissional muitas pessoas cruzarão o seu caminho e por isso hoje quero destacar a importância de se construir um networking de valor. Mas você pode estar se perguntando o que é um networking de valor e eu quero te apresentar aquele famoso ditado: “Quem tem amigo não morre pagão”.

Seja para arranjar um novo emprego ou novo cliente a referência sempre será a melhor opção. Isso porque só é recomendamos aquilo ou alguém que gostamos, seja um produto, serviço ou pessoa. É um selo de aprovação pessoal e isso faz toda a diferença no mundo corporativo.

Saiba, contudo, que para um networking de valor, é preciso investir tempo de forma consistente. Pois você não pode acionar sua rede apenas quando precisar deles, mas deve principalmente oferecer ajuda a essa rede que você abraçou.

Então quero compartilhar 10 pontos de atenção nesse processo de construção da confiança com a sua rede de contatos. São eles:

  1. SORRIA

Seja simpático e sorria em seus contatos, gerando admiração e confiança. As pessoas fazem negócios com quem gostam e confiam. O sorriso torna as pessoas 100 vezes mais atraentes. Sorrir transmite uma boa imagem de você e do que você pensa.

 

  1. PRIMEIRA IMPRESSÃO

Só temos uma chance de deixar a primeira impressão e é ela que fica na mente das pessoas até serem corrigidas. O que pode durar muitos anos. Por isso cuide da sua imagem pessoal e apresente-se sempre bem vestido para a ocasião. Apesente-se de forma confiante, com um aperto de mão seguro por exemplo.

 

  1. CONTATO VISUAL

Faça contato visual com seu interlocutor, os tímidos podem fugir um pouco, mas falar sem olhar nos olhos deixa um clima de insegurança. O ato de olhar nos olhos demonstra verdade e respeito pelo outro. Lembre-se que todo ser humano precisa ser ouvido na essência, e olhando nos olhos dele, você poderá ouvir o que as palavras não dizem.

 

  1. SEJA POSITIVO

Ninguém gosta de pessoas rabugentas, que vivem reclamando de tudo e de todos. Então tenha uma atitude positiva diante da vida e transmita isso em sua fala. A vida já tem muitos desafios, mas a forma que você os encara fazem toda a diferença, especialmente no ambiente empresarial.

 

  1. ESTUDE

Ter bons conhecimentos gerais é importante para quem deseja conhecer pessoas. Felizmente para você, a maioria das pessoas está mal preparada ou despreparada totalmente. Então prepare-se, leia e ouça muito sobre os assuntos da sua área de conhecimento, sobre os eventos que irá participar e sobre as pessoas que deseja conhecer.

 

  1. SINCERIDADE

Se você estiver tentando fazer contato com alguém do seu interesse, procure fazer perguntas e preste atenção as suas palavras. O interesse sincero pelas outras pessoas fará com que elas tenham interesse verdadeiro por você. É uma troca muito interessante de se praticar.

 

  1. VÍNCULO

Descubra interesses em comum com o outro e rompa as barreiras da comunicação. É tão bom descobrir coisas em comum com quem falamos, parece que nos colocamos em campo neutro. Essa sensação permite que a conversa flua de forma mais leve, como um bate-papo com o melhor amigo.

 

  1. ENVOLVA-SE

Você precisa demonstrar seu valor e gerar envolvimento. Esse talvez seja o ponto de maior importância em seu processo de construção da rede. Não tenha pressa, busque ser útil compartilhando seus conhecimentos, referenciando seus contatos e se fazendo presente. Dessa forma você vai semeando para que futuramente possam te referenciar.

 

  1. CRIE VALOR

Para criar valor é preciso entender o que as pessoas querem. Por isso esteja atendo as necessidades da sua rede de contatos e proporcione soluções. Contatos que duram precisam ser constantes e úteis. Senão você corre o risco de ser o chato. Se não sabe como começar, que tal uma pergunta do tipo: Qual seu maior desafio e que tipo de ajuda você precisa?

 

  1. AUTÊNTICO

Fale e aja sendo você mesmo, nada de fingir ser quem você não é. Sendo autêntico e verdadeiro em suas colocações as pessoas agirão da mesma forma. Esta é a melhor e mais honesta maneira de agir, criando uma atmosfera para o diálogo aberto e a comunicação franca.

Além da postura que cometei acima, tenha sempre a mão seus cartões de visita para a hora que for solicitado e solicite o do seu interlocutor. Se for o caso peça licença e escreva o desafio que ele te apresentou. Muitas vezes depois desse primeiro encontro, você pode descobrir uma forma de ajuda-lo e retomar esse contato.

Se essas dicas te ajudaram, que tal começar hoje mesmo a fazer a diferença na sua rede de contatos e aumentar a visibilidade sobre você e seu negócio? Depois nos conte como foi.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo Protegido!