Constantemente percebo a mesma frustração com algumas pessoas que me escrevem e com as quais converso sobre a questão de estabelecer e atingir as metasEm muitos casos eles participaram de alguma imersão ou palestra que lhes trouxe esse desafio das metas. E no qual muitos falam sobre as afirmações positivas diárias internalizando o que estabelece de resultados. 

A frustração está exatamente na questão que após definir tudo isso é hora de fazer o que for possível para se obter os resultados. Mas ficou faltando exatamente a parte de planejar as ações necessárias para atingir as metas. 

Com a falta de planejamento muitas atividades podem ser executadas sem nenhum resultado seja obtido. Tem infelizmente muitos que não fazem nenhum movimento, tudo fica na esfera do pensamento.   E por mais que eu seja uma pessoa positivapreciso todo dia levantar e fazer acontecer, mesmo que faltem recursos. 

As afirmações positivas não são o problema, a questão é a falta de clareza nos objetivos que impedem as ações rumo aos objetivos, sejam por limitações de conhecimento ou por bloqueios comportamentais.  Lógico que a mudança começa no pensamento, já que os pensamentos impactam os sentimentos. Os sentimentos ditam os comportamentos que criam os hábitos. 

Ter uma postura positiva ajuda, mas sem ações não se chega aos resultados. Em muitos casos os resultados demoram acontecer, testando a resiliência do empresário. Não deixar a moral cair é fundamental. 

Um empresário se forma nos momentos de escassez e sempre falo isso aos meus clientes, pois ter dinheiro é mole para empreender.  Mas é nos momentos de dificuldades que as habilidades de gestão, resolução de problemas são desenvolvidas.  Nessas horas de dificuldades, olhar as metas escritas e fazer as afirmações positivas, ajuda a recarregar as energias. 

A postura de coitadinho ou de reclamação não ajuda nos resultados e nem na sua moral. Eu sei que as vezes bate a vontade de desistir de tudo e deixar para lá os planos? Mas apenas por ter resistido a esse pensamento, levantando e indo para mais um dia de trabalho, você começou a mudar sua realidade.  

Outro dia estava numa fase chateada e de repente decidi dar uma olhada no Linkedin, vi o comentário de um amigo e marquei um almoço. Surgiu uma reunião com outra empresária e o convite para uma reunião com outros empresários. E desses encontros surgem as oportunidades e novamente os sentimentos positivos assumem o controle. 

Então vença suas resistências, encha sua mente de afirmações positivas e faça acontecer. Eu posso afirmar que vale a pena ser mais positivo. 


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!