Será que eu sofro de ansiedade? Vou te fazer algumas perguntas e se todas elas forem respondidas com um SIM, recomendo que leia o texto até o fim.

Você tem preocupação excessiva com o futuro, tem medo de falhar?
Tem pensamentos negativos com frequência?
Tem sensação de aflição e medo?
Se sente sem energia e sobrecarregado?
Tem sensação de estar sozinho e que ninguém te ajuda?
Tem sensação de estar em dívida com o mundo, alguma pessoa ou situação?
Então cuidado!!! Você pode estar sofrendo do Transtorno de Ansiedade Generalizada. Ele é grave!!!! E se não for cuidado, trará consequências negativas e desastrosas para sua vida pessoal, familiar e profissional.

O que eu vou te contar neste artigo, poderá mudar a sua vida. Você aprenderá a identificar os sintomas que estão te prejudicando, e através das 8 dicas práticas, que irei te ensinar, você poderá controlar a ansiedade, até que consiga dominá-la por completo.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada, é considerado grave e é responsável pelo sofrimento de cerca de 25% da população mundial, segundo dados estatísticos da OMS. Sonhos tem sido destruídos, famílias desfeitas, perda de emprego, baixa produtividade nas empresas, são apenas algumas das consequências negativas, provocadas pelas pessoas que sofrem do Transtorno de Ansiedade Generalizada.

SINTOMAS: Para que se consiga aprender a lidar (controlar e eliminar) as consequências do Transtorno de Ansiedade Generalizada é preciso primeiro, aprender a reconhecer e nomear os sintomas. Compreender que as coisas que você pensa e sente não é uma realidade absoluta, e sim, a realidade que você criou de forma inconsciente, muitas vezes. Reconhecer que você precisa de ajuda e talvez buscar ajuda profissional. Reconhecer que você é uma pessoa que está ansiosa. Irei agora elencar os sintomas Emocionais e os Sintomas Físicos mais comuns e que geram consequências desastrosas na vida de quem esta sofrendo de ansiedade:

Sintomas Emocionais:

  1. Preocupação com futuro (próximo ou longínquo);
  2. Pensamentos negativos;
  3. Pensamentos repetitivos;
  4. Aflição;
  5. Estar constantemente em estado de alerta como se alguma coisa ruim fosse acontecer (hipervigilância)
  6. Estar sempre pensando no plano B ou C;
  7. Medo de falhar;
  8. Sensação que está com dívida com alguma pessoa ou com alguma situação;
  9. Querer ser perfeito;
  10. Identificação com notícias ruins;
  11. Sensação que não tem tempo para nada, que está sobrecarregado, que está sozinho, que ninguém te ajuda;
  12. Dificuldade de ter foco nas coisas que faz;
  13. Achar que não fazer nada é perda de tempo;
  14. Estar sempre com pressa, irritado, impaciente;
  15. Querer fazer as tarefas logo para se livrar delas;
  16. Sensação de luta e fuga;
  17. Perda de energia;
  18. Dificuldade em se aprofundar.

Sintomas Físicos:

  1. Aperto na garganta e no peito;
  2. Respiração curta;
  3. Aceleração cardíaca;
  4. Sudorese;
  5. Cansaço;
  6. Dificuldade em dormir;
  7. Emagrecimento ou aumento excessivo de peso;
  8. Agitação excessiva.

Afinal, o que é Ansiedade? A raiz da ansiedade está no medo irracional, ou seja, sempre que estamos ansiosos estamos com medo de alguma coisa. Medo de não conseguir, medo de perder, medo de falhar, entre outros. É quando antecipamos “problemas futuros”, para o presente e acreditamos que eles vão acontecer. Nossa ansiedade é proporcional ao tamanho de nossas expectativas. Quanto maior as expectativas, maior a ansiedade, maior o sofrimento.

Ansiedade é não estar com a sua atenção no momento presente e sim, em outro tempo (passado ou futuro). Ou seja, é estar onde o nosso corpo não está. Nós herdamos isso de nossos ancestrais que lutavam pela sobrevivência e isto gerava um alto grau de ansiedade (mas esta ansiedade era necessária, na época). Mas hoje não se trata mais disso, pois muitas pessoas que não tem nenhum problema com a sobrevivência, estão cada vez mais ansiosas.

Quando estamos ansiosos, produzimos adrenalina, noradrenalina e cortisol, substâncias que são geradas quando estamos em uma situação de luta e fuga. Isto altera a química de nosso cérebro e pode causar doenças físicas e psicológicas. Existe uma enorme lista desta doenças, mas vou me ater aos transtornos psicológicos, e apenas citar alguns transtornos que são decorrentes do TAG, como transtorno de pânico, fobias, depressão reativa e pensamento compulsivo obsessivo.

8 Dicas para lidar com a Ansiedade e os Sintomas

Pegue papel e caneta, e anote as 8 dicas que irei te dar. Elas irão te ajudar no processo de conscientização e aprender lidar de forma construtiva com a sua ansiedade (e eliminação da ansiedade) proporcionando uma qualidade e bem estar, que te permita alcançar o sucesso que deseja na vida pessoal, familiar e profissional.

Dica 1 – Uma sugestão bem prática é você escrever os seus três principais medos ou preocupações, e sempre que você entrar em estado de ansiedade, procure identificar, a qual deles você está se remetendo. Afinal o primeiro passo para resolver esta questão é conhecer a si mesmo.

Dica 2 – Pratique relaxamento ou meditação, 5 minutos de manhã e 5 minutos a noite

Dica 3 – Procure elogiar a si, ao outro e aos outros.

Dica 4 – Não menospreze nem idolatre a ansiedade. Pode ser um estado psíquico passageiro, desde que você cuide dele.

Dica 5 – Seja um pouco mais seletivo no que lê, fala, ouve e pensa. Noticias ou conversas negativas aumentam o estado de ansiedade.

Dica 6 – Procure acolher as suas dificuldades e se aceitar do jeito que você é e não como gostaria que fosse.

Dica 7 – Evite comparações com outras pessoas.

Dica 8 – Faça atividade física 3x por semana, 30 minutos por dia.

Fez sentido para você tudo que foi dito?


Renato Spomberg

Renato Spomberg, Psicólogo Clínico e Empresarial, Fundador da Redespertar Humano, há 24 anos no mercado, trabalhando conflitos entre sócios, desenvolvimento de liderança individual e em grupo e processo sucessório. Levando a Psicologia para as empresas com base nos quatro pilares do novo processo educacional: aprender a fazer, a conhecer, a conviver e a ser. Tenho atendido grandes companhias como Novo Nordisk e Fresenius Medical Care, além de diversas empresas familiares de 40 a 200 funcionários

error: Conteúdo Protegido!