Desabafos a parte, a triste realidade é que infelizmente ainda há empresários e gestores que não entendem o valor de uma TI estratégica para os seus negócios

Sempre ouvia dizer dentro das empresas que a Tecnologia da Informação (TI) era uma área que só gerava despesas.  Quando eu ouvia algo assim, ficava pensando logo como eles iriam fazer se desligássemos todos os sistemas. E confesso que essa era minha vontade, me fazer de “loka” e desligar os servidores para começar.  

Concordo que tecnologia é algo caro dentro das empresas, mas extremamente necessário para quem precisa de produtividade. A dependência estratégica de tecnologia pelo negócio tem aumentado cada dia mais. O que nos ajuda a entender o surgimento de produtos e serviços a uma velocidade cada vez maior. E saber que nem tudo pode ser utilizado por todos é imprescindível para quem deseja investir. Sempre digo isso ao meu cliente a tecnologia deve se adequar ao seu negócio e não o contrário. 

Se por um lado eu fico ainda triste com os comentários de que a área de TI só gera despesas, por outro entendo perfeitamente o empresário que vê a cada instante uma nova tecnologia surgir. O que não deve ser desculpa para se parar no tempo, mas que com certeza intimida o investimento, isso não podemos negar. Mas a evolução tecnológica veio para ficar e vemos os processos serem impactados positivamente com a escalabilidade que a o uso da tecnologia proporciona. 

Para que a tecnologia seja propulsora de resultados significativos, é preciso entender bem os processos que ela irá atender, as expectativas de resultados e as pessoas que irão operar os sistemas. Dentro desse contexto até o gestor mais distraído já entendeu que sem tecnologia seu negócio não tem como crescer. Por isso a reflexão desse artigo. Se você sabe que precisa de tecnologia e não dá para fugir dela, porque então não ter um bom planejamento de Tecnologia da Informação para o seu negócio. 

Tenho a oportunidade de visitar muitas empresas e percebo a facilidade que seria destruir aquele negócio, bastando para isso algumas poucas ações de funcionários mal-intencionados. A vulnerabilidade dos dados seja pela falta de backup e sistemas de proteção, até ao acesso permissivo a qualquer informação é mais comum do que podemos imaginar. 

Vale aqui até um exemplo que vem se tornando bem comum, com o advento das lojas virtuais, o vazamento de dados dos compradores que volta e meia estão nas páginas dos jornais e portais de tecnologia. E não são empresas pequenas, são grandes marcas do mercado de e-commerce. Quanto mais as operações diárias da empresa dependem da tecnologia, mais a área de TI se torna estratégica para o negócio. O que requer investimento e atenção constante. 

Lynda M. Applegate nos ajuda a entender essa correlação do impacto da TI na estratégia chave de um negócio quando explica que: A TI é estratégica quando as operações e estratégias chaves são altamente impactadas pela tecnologia. Tire a tecnologia e descubra se você não tem como fazer suas operações diárias. Pense se daqui a 5 anos sem uso de um sistema ou computador, você consegue crescer? 

São por essas e outras questões que entendemos o poder da tecnologia em nossas vidas. Então vamos começar a encarar a tecnologia como algo vital para seu crescimento e deixar de dizer que é apenas uma área que dá despesas. Ela na realidade dá muito resultado, se for bem escolhida e aplicada nos seus processos. 

Vou deixar aqui uma pergunta simples para quem está começando e não sabe bem se essa reflexão se aplica ao seu caso. Você que tem uma empresa e usa Gmail, Hotmail ou qualquer outro correio eletrônico gratuito. O que aconteceria se hoje seu provedor não mais fornecesse e-mail grátis e sem anunciar o tirasse do ar? Como seria o seu dia de trabalhoE o Whatsapp ficasse fora do ar o dia todo? Pense e se quiser depois me fale. 


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!