A área de Tecnologia da Informação pode ser uma grande aliada no programa de sustentabilidade e muitos podem não se dar conta disso. Quando analisamos uma empresa sob o ponto de vista da ABNT NBR ISO 14000 que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental, podemos encontrar uma nova perspectiva de atuação para essa área. 

A norma citada acima permite a organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. Seja qual for sua posição dentro da estrutura é importante perceber que a tecnologia causa impacto ambiental de um lado, mas também pode ajudar a reduzi-lo. 

Se sua empresa não tem a pretensão de adotar a norma, isso não impede uma avaliação do impacto ambiental causado pela operação. Alguns resultados desse trabalho podem surpreender aos envolvidos. E é sobre isso que eu vou explorar nesse texto. 

Primeiro vamos analisar sob o ponto de vista do impacto gerado pela própria tecnologia. Todos na empresa querem máquinas novas, rápidas e com todos os recursos possíveis, mas o quanto é levado em consideração se o equipamento será adequado a operação a que se destina. Será que todos precisam ter equipamentos de ponta em sua atividade? 

Ter um mapeado dos computadores e impressoras, impedem compras desnecessárias. Um planejamento de equipamentos permite um controle sob o uso dos recursos e o momento de compra. Que deve levar em consideração também o consumo de energias dos equipamentos comprados. 

Se o parque tecnológico precisa ser modernizado, busque dentro do processo de cotação analisar o processo de descarte oferecido pelos grandes fornecedores. Se os equipamentos não podem ser reaproveitados pela organização ou por outras instituições por meio de doações, o descarte é a destinação final 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que toda instituição e organização é responsável por separar e descartar corretamente os resíduos que produzem (indústria, comércio, municípios e consumidores)Partindo dessa premissa, as empresas estão investindo em operações de logística reversa a fim de coletar seus produtos no fim do ciclo de vida. 

Na hora de comprar equipamentos pesquise por fornecedores que podem proporcionar esse trabalho, ou empresas que tenham condições de recolher seu lixo eletrônico e destinar adequadamente os resíduos. 

O segundo aspecto que a TI tem que olhar para a norma é do quanto a aplicação e uso da tecnologia para reduzir a geração de lixo. Seja com a impressão desnecessária de documentos e/ou geração de cópias de documentos a serem transitados. Com adoção de sistemas adequados, esses processos podem ser automatizados gerando economia de tempo e insumos. 

Sabemos que dependendo do tamanho de uma empresa, um único documento pode ser copiado até 19 vezes durante o ciclo de vida dele. Então levando-se em conta o valor pago por cópias aqui da papelaria ao lado do escritório seria um gasto de R$ 9,50 por documento. Agora multiplica pelo volume de documentos que você trabalha ao longo de um mês. Já deu pra perceber que além do aspecto de sustentabilidade com o meio ambiente, tem a questão financeira a ser considerada. 

A Tecnologia da Informação é uma área estratégica para um processo de certificação ISSO 14000, se considerarmos essas reflexões acima ou não? Se formos levar em consideração a dependência que as empresas possuem da tecnologia, e a importância que a sustentabilidade ganhou, podemos dizer sem sombra de dúvidas, de que sim. 


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!