Foi-se o tempo em que era possível abrir um negócio e fazer apenas um catálogo e cartões para distribuir aos amigos e clientes. Hoje independentemente do tamanho do seu negócio é preciso investir no mundo digital. Ter um endereço na internet, porém não é apenas ter um site. Mas estar nas mídias sociais que seus potenciais clientes frequentam.

Sabendo quem é o seu cliente, você pode investir nas redes sociais adequadas para atrair novas oportunidades de negócios. Mas não espere resultados milagrosos de um dia para o outro, é preciso investir seriamente e acompanhar de perto cada publicação. 

Para não desperdiçar tempo e dinheiro, planeje sua estratégia de comunicação digital, a partir da definição do seu cliente ideal. E então transforme a internet em seu aliado nesse processo. O consumidor hoje antes de adquirir produtos e serviços, quer conhecer mais do que nunca as experiências de outros consumidores. 

Por isso as redes sociais são grandes aliados para que as informações dos produtos e serviços da sua empresa cheguem a elas. De reclamações a elogios, as redes sociais ajudam a propagar as mais diversas informações para os usuários que se relacionam virtualmente. 

Os amigos e os amigos dos seus amigos quando alcançados por algum conteúdo relevante tendem a amplificar essa mensagem através das curtidas e comentários que fazem. Afinal, as redes sociais foram desenvolvidas para que relacionamentos fossem estabelecidos. Então se relacione com seu cliente. 

Tendo claramente a definição do seu cliente é possível ir atrás dele nas redes sociais. Crie contas nas mais conhecidas e comece a publicação. Peça ajuda da família e amigos para divulgar. Os consumidores querem ser atendidos pelas empresas nos canais que elas interagem. Por isso a importância de acompanhar as redes sociais. 

Não existe uma fórmula de sucesso ou um passo a passo geral, cada rede social tem sua particularidade. Mas uma regra de ouro é ouça o seu cliente, interaja quando necessário e responda a todas as perguntas. Se o consumidor reclamar, busque resolver a situação e responda na internet.  

Um bom relacionamento através das mídias sociais repercute bem e gera novas interações nos demais conteúdos publicados. É um efeito espontâneo e bem-vindo. As empresas que se importam com seus clientes e consumidores são bem vistas. 

Outra dica é manter uma regularidade de postagens de forma que seu público cativo comece a esperar pelo seu conteúdo. Sabendo como cada postagem foi recebida, você identifica o que dá certo para o seu cliente e negócio. Sim de uma olhadinha na concorrência, você pode aprender com eles também. 

A velocidade com que as coisas acontecem podem te impedir de saber de tudo o que vai acontecer, mas ao vislumbrar o que outros estão fazendo, faça também. Mantenha-se informado, leia e pesquise sobre Marketing Digital e Mídias Sociais. Entenda que seu cliente evolui e cada dia mais está conectado.  

Você começa a criar seus perfis e vai testando, quando se sentir mais seguro com os conceitos, busque ajuda profissional.  Com o apoio adequado e boas ideias implementadas seu negócio tende a ficar mais conhecido e por conseguinte seus resultados aumentarão.

Fonte: Utilitá


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!