A produtividade de uma equipe está conectada diretamente ao grau de motivação da mesma. Essa motivação pode ser alimentada pelo gestor, quando ele a conhece. Então antes de mais nada é preciso ter uma relação de confiança entre gestor e equipe. Detectei que 70% dos problemas das empresas que atendo se concentra no pilar pessoas.

São gestores despreparados para assumir uma equipe. Funcionários desmotivados e sem orientação do que entregar. Processos definidos pelo gestor e passados aos funcionários sem uma conversa aberta para as críticas de quem realmente executa. Enfim um descompasso que precisa ser ajustado, para não impactar os resultados da empresa (se é que já não está impactando).

Tanto o gestor quanto sua equipe possuem expectativas um em relação ao outro. Todo gestor sonha com uma equipe pronta a obedecer às suas ordens, sempre atentas aos resultados, proativa e que busque se desenvolver. Mas vamos a realidade, de que no dia a dia, pessoas precisam de orientação e acompanhamento.

O gestor que deseja aumentar a produtividade da sua equipe precisa conhecer genuinamente a sua equipe, sua trajetória de vida, seus sonhos, planos e expectativas futuras. Pois de posse dessas informações é possível começar a alinhar as expectativas da equipe e as expectativas de resultados da empresa.

Em contrapartida os funcionários também possuem expectativas em relação ao gestor. Analisando informações coletadas nas sessões de coaching, palestras, aulas e bate-papos, resumo aqui algumas para você conhecer:

  • Ser competente
  • Atitude diretiva e participativa
  • Delegar desafios
  • Ensinar, orientar
  • Saber ouvir
  • Ser coerente – discurso x ação
  • Servir de exemplo
  • Oferecer apoio – “fazer com amor”

Um gestor precisa entender que sua missão agora é entregar resultados com pessoas. Por isso costumo dizer que se faz gestão com pessoas e para pessoas. Sua meta será um time que tenha:

  • Pró-atividade e iniciativa;
  • Alto desempenho;
  • Supere expectativas e desafios;
  • Tenha entusiasmo; e
  • Facilidade de relacionamento.

Para você que pode estar se perguntando como fazer isso na prática, elaborei um roteiro de cinco dicas para você começar hoje mesmo com o seu time, não necessariamente nessa ordem. São eles:

  1. Celebre as conquistas da empresa ou departamento. Mesmo que pequenas as conquistas quando celebradas encorajam o espirito de equipe e o ambiente de companheirismo.
  2. Compartilhe os méritos com sua equipe de forma justa. Não precisa necessariamente envolver dinheiro. Acredito que uma das melhores formas de reconhecer uma equipe é agradecendo a todos pelas contribuições dadas. Seja sincero e imparcial com cada um. Se houver condições financeiras, experimente uma rodada de pizza e refrigerante com o time, momentos de descontração ajudam a estreitar relacionamentos.
  3. Cuide de sua equipe de forma genuína, proporcionando um ambiente inclusivo e preocupando-se com as necessidades pessoais e profissionais deles. Quando os gestores são abertos e acessíveis as pessoas se expressam e compartilham opiniões. E por conseguinte eles se sentem envolvidos nas decisões que afetam a equipe.
  4. Inspire seu time transmitindo missão, propósito, metas e valores da empresa sempre de forma clara e honesta. Ressalte a importância de cada um e como suas contribuições individuais contribuem para o resultado final da empresa. Essas conversas presenciais fazem a diferença. Muitas empresas possuem apenas no site ou em quadros essas informações, elas precisam ser internalizadas entre os funcionários.
  5. Contrate pessoas com talento e que possam contribuir para o crescimento da empresa. Mas gestores lembrem-se de ajudar seus funcionários a se desenvolverem. Fomentar um ambiente de aprendizado é muito importante, nutra os talentos da equipe. Um bom profissional pode se sair mal na função errada, então cuidado nos desvios de função.

Espero que essas dicas acima fortaleçam sua relação com a equipe. E te inspire a iniciar um processo de mudança da sua gestão de pessoas para uma gestão com pessoas. Equipe motivada produz mais. Entenda as diferenças de cada um, de forma a estimular as entregas de acordo com o perfil de cada um. Como sempre falo não existem profissionais bons e profissionais maus. O que existe é a pessoa com perfil adequado a cada função.

Fonte: Empregos.com.br


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!