Saber perdoar é uma das habilidades que devemos desenvolver na vida. Seja no âmbito pessoal ou profissional. No dia a dia nos deparamos com situações que nos deixam chateados. Temos então diante de nós a decisão de continuarmos chateados ou perdoar.

Perdoar não é esquecer, mas deixar fora da nossa vida e pensamentos o que aconteceu depois de tirar dessa experiência uma lição para a vida. Infelizmente para alguns o perdão é um processo muito difícil, e quando não tratado virá um grande fardo a ser carregado.

Entender o perdão como uma forma de evoluir em seu desenvolvimento fará toda a diferença. Primeiro pense que o perdão vai te libertar daquele momento, ao invés de ficar remoendo e pensando no que passou, você pode direcionar seus pensamentos e habilidades para novos desafios.

Segundo ponto e não menos importante é que a lição aprendida nos ajuda a aprimorar nossas habilidades intra e interpessoais. Numa próxima situação parecida teremos uma mudança de atitude para enfrenta-la.  Perdão antes de mais nada é uma decisão. Se decidimos perdoar, conseguimos mesmo que em alguns casos isso seja um processo mais longo.

Reforço aqui que o ato de perdoar não significa aprovar comportamentos abusivos e impróprios como violência ou injustiças ou ainda aceitar a dor que lhe é imposta. Mas está intimamente ligada a auto responsabilidade de agir no sentido de mudar essa situação.

A auto responsabilidade nos ajuda a adotar a postura correta diante do que nos machucou. Sem fingimentos é preciso expor de forma verdadeira como aquela situação atingiu sua vida pessoal e profissional. Digo de forma verdadeira, pois algumas pessoas se tornam extremamente queridas para demonstrar o perdão.

A grande questão aqui não é a de que o tempo vai curar e você vai esquecer. Mas de adotar o perdão como um estilo de vida que nos tira da posição de vítimas para a de autores da nossa vida. O perdão nos mostra como podemos assumir as rédeas de nossas vidas e decidir como cada situação vai ser tratada.

Passamos a controlar o que nos acontece e não mais sermos controlados pelas situações. O perdão nos coloca no comando das nossas emoções e dos nossos resultados. Não raro encontro, nos meus processos de coaching, profissionais maravilhosos com resultados abaixo do esperado.

E não falo aqui de cargos ou titulações, mas em qualidade de vida mesmo. Ao decorrer do processo, descubro situações passadas e mal resolvidas, que o perdão resolve sem muito mistério. O que ficou mal resolvido, sempre insiste em vir à tona nos momentos mais importantes como um elemento sabotador inconsciente.

Ao ser detectado de forma cognitiva essa situação pode ser tratada. A comunicação, os pensamentos, os sentimentos e as crenças são redefinidos. O que antes era peso agora é reescrito e gera resultados. Mas, você já parou para pensar que seus resultados podem estar aquém do que você realmente deseja por alguma situação mal resolvida?

Muitos acham bobagem isso que escrevo, mas depois de ver muitos profissionais decolando em sua vida pessoal e profissional após entender e resolver situações com o uso do perdão eu só posso te aconselhar a experimenta. É grátis e o pior que pode acontecer, é você descobrir que estava errado e que tudo que falei faz sentido em sua vida. Até o próximo artigo.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!