clock-70189Todo empresário ou gestor sonha com a alta produtividade das suas equipes. O auge da sua empresa em que todas as máquinas estarão ligadas, a produção toda estará vendida e o faturamento cobrindo todas as contas. Mas para se chegar a esse ponto é preciso começar pequeno. Até mesmo quando se está no auge é sempre uma oportunidade de recomeços pequenos.

Estava outro dia em uma reunião do grupo de negócios que faço parte aqui no Rio de Janeiro, sempre gostei de fazer rodadas de negócios e conversar com outros empresários. Não sei tudo e acredito que conhecimento não ocupa espaço. Quero estar sempre aprendendo e colocando meus conhecimentos a disposição dos que me procuram para ajudar.

Nessa reunião percebi como pequenas soluções podem elevar a produtividade, sem que seja necessário investir muito. Algumas questões e problemas estavam sendo apresentados pelos demais integrantes. Um deles colocou que a solução para atender, deveria custar uns R$ 10 mil de investimento.

Fiquei ouvindo as argumentações e no final comecei a desenhar pequenas soluções que juntas poderíamos implantar sem muito investimento. Nossa expectativa naquela reunião é que com menos de R$ 300,00 e uma semana de trabalho, resolveríamos muitas das questões levantadas. Além de ficar feliz com a proposta apresentada, senti-me realizada pela economia. Não tem nada pior do que desperdiçar dinheiro para mim.

Pequenas soluções são mais fáceis de serem implantadas e podem trazer grandes resultados. Imagine se você em seu departamento ou empresa, compartilhar esses problemas com seu time, e ideias simples e fáceis puderem sem implementadas sem despender muito investimento. Já pensou? Sempre que um problema me chega as mãos, busco mensurar o custo dele para a empresa. Assim ficará mais simples saber o que vale a pena priorizar.

Equipes multidisciplinares quando se reúnem em prol de soluções são capazes de transformar muitos problemas em resultados. Participei ao longo da minha carreira de vários desses grupos. Nós éramos estimulados a participar desses grupos e inscrever nossos trabalhos para uma avaliação anual por parte de um comitê de qualidade.

Não preciso dizer que essa experiência carrego sempre comigo. Lógico que é ótimo usar um sistema de última geração, comprar o melhor equipamento e ter os funcionários mais reconhecidos do mercado. Mas se você não tem condição de investir em nada disso, reúna seu time e comecem com pequenas soluções. Fale a todos o quanto você gostaria de ter soluções criativas e inovadoras para os problemas que mapeou.

Apresente se possível o custo desse problema. Lembro de uma vez que estava numa outra empresa coordenando a implantação do ITIL (Information Technology Infrastructure Library) que é um framework de serviços. Tínhamos uma lista de pedidos de melhoria de sistemas de uma determinada área da empresa e uma outra lista de problemas de sistemas. Com equipes reduzidas para atender as duas listas. Decidi me reunir com um membro do time demandante e mensurar o prejuízo dos problemas.

Quando finalizamos esses levantamentos, colocando o valor do prejuízo em relação ao investimento de dinheiro e tempo para resolvê-los na lista de problemas. E na lista de novas melhorias o valor a ser investido e o previsto de retorno. Descobrimos que era melhor suspender todas as novas demandas e corrigir os sistemas já em uso. Em poucas semanas, vários problemas foram sendo resolvidos e a moral do time aumentando.

Acredito que poucas ideias não serão viáveis, outras não resolverão o problema e talvez seja preciso investir algum dinheiro para aperfeiçoar algumas, mas haverá as que se encaixarão perfeitamente na solução e rapidamente serão implantadas. Eu tenho visto isso acontecer na prática, alguns gestores se surpreendem quando começamos a praticar esse conceito de engajamento nos times. Mas não se surpreenda, as pessoas motivadas são capazes de solucionarem muitos problemas.

Por isso a produtividade a mil depende muito do seu modelo de gestão. Não sabe qual o seu modelo de gestão? Descubra rapidamente. Como falei nos artigos anteriores, 70% dos problemas se concentram em pessoas. Se a sua assertividade em definir as pessoas certas para sua equipe aumentar e sua gestão for boa, você terá muito mais chances de sucesso.

Faça o teste de liderança coaching para saber seu estilo de liderança. É grátis e está disponível aqui no nosso site. Já fez e precisa de desenvolvimento? Por que não investir em seu desenvolvimento como um líder coach? Tenho certeza que o investimento valerá a pena e seus resultados serão surpreendentes.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!