Começar e ir bem no seu negócio é o objetivo de 10 entre 10 empresários e empreendedores que decidem investir num novo negócio.

Por isso é fundamental desenvolver o pensamento estratégico. Se você iniciou um negócio ou ele já existe há algum tempo, alguns pontos devem estar no papel.  Eles servem de linha mestra para todas as estratégias e ações que virão à medida que seu negócio cresce.

É mais comum do que se imagina, negócios criados no calor do momento, mas que nunca foram planejados. Alguns empresários se sentem sozinhos e diante de tantas tarefas do dia a dia, não param para estruturar seus negócios.  Alguns possuem sites lindos, estão bombando de seguidores nas redes sociais e até possuem um faturamento legal. Mas sem avisos, o faturamento cai drasticamente e você fica se perguntando o que está acontecendo.

Chego geralmente nessas empresas quando os sócios estão quase se “matando”, um acusando o outro pelo que não deu certo. Na hora de conversar com os funcionários, você começa a descobrir que ninguém se entende. E você descobre que eles nunca sentaram realmente para planejar o negócio. A culpa é dos dois e se logo eles entendem isso, podem cresce. Mas há os que não querem evoluir.

Vou dar um exemplo diferente, apenas para não expor nenhum cliente.  Mas tem o caso do cara que começa vendendo sanduíches, daí ele consegue uma grana a mais e vê que pode vender suco também.  Daqui a pouco ele tem doces, salgados e mais uma infinidade de coisas para vender. No final os sanduíches que eram ótimos não são vendidos mais. E ele não tem mais os clientes que tinha antes.

Não quero dizer que aqui tem a solução de todos os problemas, mas tem o norte do seu negócio. Esse norte é o que direciona a todos e não te deixa desviar. Se seu objetivo era atrair clientes que gostavam de sanduíches, qual a razão para não vender mais?  E ninguém consegue te explicar a decisão da mudança, tem um problema claro de direção.

Não falo isso para desanimar, mas para te impulsionar à esse momento de reflexão se você se sente meio perdido no seu negócio. Quer melhorar e crescer, então que tal pegar o lápis e papel para começar agora mesmo e aproveitar essas dicas?! Vamos lá:

  1. Missão

É o referencial máximo para as ações que serão implementadas no decorrer da sua trajetória como empresário. Pense na missão como o papel mais nobre que sua empresa desempenhará para a sociedade, clientes e parceiros de negócio. É a razão da existência da empresa e dos funcionários contratados. Se essa missão não pode ser cumprida, não tem sentido a contratação de pessoas e a abertura de uma empresa. Fechem as portas e dispense todos.

Essa é a ideia central de qualquer negócio, a sua missão. Ela pode mudar com o passar dos anos. Nada te impede de começar com uma missão regional e depois expandi-la para atender ao território nacional, continente ou o céu é o limite. O que importa mesmo é que a missão te impulsione a ser o que você sonhou quando abriu o seu negócio ou assumiu um projeto.

  1. Visão

Representa de forma sucinta um conjunto de objetivos, metas e alvos que uma empresa ou empresário quer alcançar no futuro. Porque precisa ser sucinta? Para que se torne de fácil disseminação entre todos os que ali trabalham, fornecedores e clientes.

Essa visão precisa ser desafiadora e ter como horizonte o longo prazo. Se for muito simples de ser atingida, não inspirará aos funcionários a serem os melhores no que fazem. Sempre é bom deixar a ideia de desenvolvimento e superação. E no momento em que a visão for alcançada, revise-a colocando novos alvos.

Com esses dois itens definidos e escritos, lá vão minhas perguntas:

  • Qual a razão de ser do seu negócio?
  • Quem somos (quanto empresa)?

Se você respondeu bem a essas questões que tal avançarmos?  Vamos em frente, pois acomodação é sinal de pré-falência e você não quer isso para o seu negócio. Ou quer? Agora vamos tratar de valores, crenças e paradigmas.

  1. Valores

Representam os princípios, crenças, diretrizes e paradigmas que orientam o comportamento e atitudes das pessoas no âmbito pessoal ou profissional.  A empresa por ser formada por pessoas, carrega em sua essência os comportamentos e atitudes dos seus fundadores e gestores.

Pense na forma que sua empresa será conhecida e reconhecida pela sociedade, canais de comunicação e funcionários. Ela é uma empresa integra? Respeita o meio ambiente? Cumpre com suas obrigações legais? Desenvolve seus colaboradores? Arca com suas responsabilidades fiscais e sociais?

Alguns empresários descobrem, em momentos de crise, que as barreiras do crescimento das suas empresas são eles mesmos. Seu modelo de gestão impacta significativamente nos resultados e só se dão conta disso quando é muito tarde.

  1. Objetivos e Metas

Podemos entender objetivos como um conjunto de alvos determinados para um certo tempo e que dá um senso concreto ao plano de negócios. É como estabelecer uma forma real de medir o que até então era algo abstrato como uma ideia de uma empresa, produto ou serviço.

Metas são as quantificações dos objetivos para que eles possam ser medidos e acompanhados através de fatos. Muitas vezes vemos essas palavras serem usadas como sinônimos, mas elas são diferentes e quero exemplificar.

Objetivo – Melhorar sensivelmente meu nível de saúde;

Meta – Atingir os padrões ideais no meu exame de sangue daqui a um ano;

Não existe uma regra, mas são conceitos que farão uma grande diferença para que seu negócio cresça e desenvolva novas oportunidades de mercado. Mesmo que esse negócio hoje seja um plano B de carreira, é importante ter foco. Por menor que um negócio seja, ter de forma clara os objetivos que queremos é meio caminho para o sucesso.

Estou torcendo pelo seu sucesso e do seu negócio! Se essas ideias te ajudaram, compartilha com outros que também precisam. Te convido a participar do grupo Agile Coaching e montar um negócio de sucesso com nosso acompanhamento por 3 meses.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!