sozinhoVocê realmente decidiu empreender e se depara com o dia seguinte da decisão numa sala sozinho, sem equipe de TI para te apoiar, sem área administrativa e financeira, sem colegas para compartilhar ideias, e com muita coisa para organizar e fazer.  Por onde começar?!

Não se desespere, isso já aconteceu com diversas pessoas e você não é o primeiro a se sentir sozinho.  Mas se você fez o exercício passado e tem todas essas perguntinhas escritas num papel. Agora comece a pensar em tudo o que você vai precisar de recursos humanos e financeiros para montar o seu negócio. Um empreendedor precisa desenvolver muitas qualidades e a principal delas é tolerância ao risco, que com um planejamento bem feito reduz consideravelmente.

Pesquise em sites, revistas, contrate uma empresa para assessorar se for o caso, pois enxergar a ideia do negócio de forma fria e firme nem sempre é algo que o empreendedor consegue fazer. Ter um plano de negócios detalhado para que você identifique o que é essencial para essa primeira fase faz toda a diferença. Já conheci empreendedores que planejaram seu negócio e investiram muito no início, mas pecaram na entrega do seu produto. Faltou planejar onde investir o dinheiro primeiro, e o capital acabou, antes da parte mais importante.

Fica mais simples quando tudo está estruturado e você tem uma visão de todo o negócio. Não esqueça de validar com alguém de sua inteira confiança.  Conheço pessoas que possuem ótimas ideias, mas que não são viáveis financeiramente.  Algumas me procuram para que possamos avaliar e construir o plano juntas.  Algumas evoluem e outras descobrem que não devem investir na ideia. Evite gastos desnecessários com ideias que se mostram inviáveis e se prepare para as que são promissoras.

Eu sempre peço aos clientes que querem começar, que antes de largar seus empregos e se jogarem de cabeça, comecem um negócio em paralelo. Como isso ajuda no desenvolvimento das competências empresarias deles e permite que a realidade do negócio seja vivida antes de uma decisão mais brusca. Largar uma renda garantida e se aventurar sem saber se após o fechamento do caixa a grana vai estar lá para pagar as suas contas é complicado. Então é preciso pensar e planejar capital de giro, fundo de reserva, etc.

Acredito que essa é a parte que ninguém conta e que não tem glamour nenhum. Sei que você pode até ter pensado na ideia desistir de um negócio, mas tente antes de desistir. Faça isso de forma planejada e segura. Hoje as grandes marcas já começaram a criar as chamadas lojas de bolsa, para quem quer empreender e tem pouca grana para investir, é bacana para quem um dia sonhou com uma franquia de uma rede de perfumaria. Só quem experimenta, consegue ter certeza do caminho a seguir.

Avaliou e vai seguir em frente, fica aqui uma dica de não esquecer da preparação psicológica. Existirão momentos de muita turbulência e stress, em que você pensará que não dará conta. E outros em que tudo parecerá estagnado, nenhum cliente liga, nenhum produto é vendido.  Esse momento é bem difícil. Eu sei, pois também sou empresária.

Use esses momentos de calmaria para estudar e revisar seu plano de negócios. Não caia na armadilha de acreditar que time que está ganhando não se mexe e busque sempre surpreender seus clientes.

Empreender requer as vezes pequenos ajustes que mais a frente significam grandes recomeços e melhores resultados.

Então é preparação constante e busque a troca de experiência com outros empresários, que empreenderam antes de você. As dificuldades deles podem servir de lições valiosas para o seu negócio.

Estamos com vagas abertas para nossos grupos de coaching, especialmente para quem quer abrir seu próprio negócio. A Tecnologia Humana tem como diferencial uma rede de negócios para suporte aos seus clientes que estão começando. Então não é apenas teoria que o cliente recebe, mas prática intensiva e de resultado.

Siga-nos no Instagram!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!