tempo2Muitas pessoas adiam seus sonhos e/ou projetos com a desculpa de não ter tempo. Já se deu conta de quantas vezes você ouve ou fala que não tem tempo? Será que não ter tempo é uma desculpa para não se realiza? Afinal temos a mesma quantidade de horas dos que conseguem realizar, ou seja ganhamos um crédito diário de 24 horas. Mas a quantidade de profissionais que vivem se lamentando por não terem tempo suficiente para realizar o que precisam é grande. Já falei inclusive de um pedido que recebi para vender horas minhas aqui.

Não tem jeito ninguém tem quantidade de horas diferente, você pode chegar cedo ou sair tarde todos os dias, mas isso não altera em nada o volume de horas do seu dia. São 24 horas e pronto. Se você fez horas extras, no final da semana com todas essas horas a mais na sua agenda de trabalho o seu corpo cobrará a conta. Fazer isso por um tempo curto é viável, mas por longos períodos com certeza ao parar para analisar você tirou esse tempo de alguma outra tarefa ou área da sua vida. Não é verdade?

Vamos pensar juntos, já que não podemos criar tempo, como definir de forma racional as horas que temos. O desafio será trabalhar no que realmente é importante. Quando começo a atender pessoas com problemas de gestão de tempo, proponho logo de cara um pequeno exercício de levantar suas atividades diárias. É como voltar a adolescência e criar um diário, onde o que você fez durante o dia precisa ser registrado. Para não ficar chato, até criei uns planejadores bem legais para compartilhar.

Ao final de uns 10 (dez) dias pare e observe o uso do seu tempo, fazendo o exercício abaixo:

  • Mantenha um diário do que você está fazendo de atividades. Não deixe passar nada, coloque o tempo gasto para se arrumar, telefonemas, e-mails, redes sociais, no trabalho, tempo em reuniões, relatórios, etc.
  • Categorize as atividades, pode ser pessoal, profissional, estudo, família, casa, etc. Tente criar essas categorias para analisar futuramente alternativas que possam reduzir o tempo gasto com elas.
  • Priorize as atividades, olhando a lista do que é negociável e o que não é negociável que vamos abordar em seguida. Veja que atividades contribuem para o alcance do que não é negociável. Essas são as atividades que te ajudarão a alcançar seus sonhos e projetos.
  • Sumarize os dados, colocando se possível o percentual de tempo envolvido em cada categoria de atividades.

Simultaneamente pense nas coisas que gostaria de fazer na vida e que não é negociável. Pense nos sonhos e projetos que não abrirá mão, mesmo que demore a ser concretizado.  E uma lista do que pode ser negociável, ou seja se não for realizado tudo bem. Não causaria uma dor ou um sentimento de perda.  Parece simples, só que não, saiba que as vezes ficamos mais de uma hora para chegar a essas listas. Sua importância para o processo é tão grande que vale a pena, pois é com ela que você começa a validar o que é significativo. O que representa realização para você.

Infelizmente muitas pessoas colocam coisas importantes como negociáveis, são coisas como exercícios físicos, tempo com a família, visita ao médico e oração/meditação. É necessário ter equilíbrio, nosso corpo precisa de repouso, cuidado e atenção.  Bem como a nossa família precisa de tempo de qualidade, afinal é com nossos entes queridos que recarregamos as energias e com o apoio deles que conseguimos seguir em frente. E não podia deixar de falar do tempo de oração/meditação.  Eu considero de extrema importância que é parar e refletir sobre seu dia, agradecer pela sua vida e colocar sua alma em silêncio.

Em contrapartida seu diário de atividades vem sendo construído e acabo vendo atividades como navegar nas redes sociais roubando um tempo precioso. Isso é errado não, mas será que esse tempo é importante para a concretização do seu projeto. Se você quer ter um senso de valor do seu tempo, pense em quanto você gostaria de receber pela compra de uma hora da sua agenda.  Comece a colocar as suas atividades convertidas em valores. A máxima de tempo é dinheiro, fica bem real com esse exercício.

Quando você finalizar esse exercício vai descobrir que o tempo gasto em atividades negociáveis, estão roubando seu foco do que não é negociável.  Seja indo ao banco pagar contas que poderiam ser colocadas em débito em conta. Seja fazendo menos socializações com os colegas de trabalho e investindo mais tempo em um relatório.

As vezes coisas simples podem ajudar.  Uma coisa que observei quando trabalho do home office, se queria beber água era só ir na cozinha.  Mas isso acabava roubando minha atenção, pois eu acabava vendo uma louça ou roupa e parava para cuidar.  Minha solução foi colocar um super copo de água logo no início do dia na minha frente. Parece algo tão simples, mas isso me economiza muitas interrupções.  Além de não desviar meu foco.

Com esse primeiro processo sem dúvida algumas coisas ficarão visíveis para que você possa se reorganizar. Não estou propondo você a cortar atividades, mas a reduzir o tempo investido nas que não te farão alcançar seus sonhos e projetos. Uma vida em equilíbrio, começa com uma agenda em equilíbrio.

Falaremos mais sobre o assunto em outros posts. Siga-nos no Instagram!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!