Como profissional uma hora você sente que precisa de uma injeção de ânimo ou alguém para desabafar.  Quer uma oxigenada, um olhar de fora para saber se o caminho escolhido é o melhor. E se você é gestor de pessoas, mais necessidade você tem de compartilhar com alguém os seus desafios sem parecer fraco ou sem controle.

Já me encontrei muitas vezes nessa situação. Querendo acertar, mas sem saber se o caminho estava correto. E como gestor de pessoas, você ainda investe tempo, energia, conhecimento e experiência pessoal para ajudar outras a crescerem. Inevitavelmente uma hora bate o cansaço e a sensação que usou todas as ferramentas que conhecia.

Nesse momento nada melhor do que uma reciclada. Fazer um curso, conhecer outros profissionais como você e novas técnicas para usar com o time. Eu felizmente conto com mentores muito bacanas e que me inspiram a ser uma profissional melhor a cada dia. Um deles fez a formação de liderança coaching e me apresentou a ideia.

Ele me disse algumas coisas que eu iria aprender numa formação de líder coach. Listei elas:

  • Inspirar o profissional a ser um líder por influência;
  • Capacitar o líder a agregar pessoas de valores e competências diferentes de forma complementar;
  • Criar relacionamentos de proximidade com a equipe;
  • Valorizar a transparência profissional;
  • Conhecer-se melhor e traçar metas de desenvolvimento eficientes;
  • Comunicar-se melhor com sua equipe.

Foi assim que descobrir novos potenciais. Minha formação original é Processamento de Dados e sempre fui muito técnica. Conhecia muito de computadores e pouco de pessoas. Ao dedicar tempo ao meu desenvolvimento profissional, novos aprendizados surgiram e outros foram aprimorados. Inclusive em gestão de pessoas. Hoje considero que tenho um bom conhecimento de pessoas, nunca será o bastante.

Pessoas evoluem e na mesma velocidade que a tecnologia. Conhecer pessoas traz muitos benefícios, por isso estou sempre buscando conhecer mais sobre o tema. Assim como busco conhecer novas tecnologias.

Leitura, cursos e troca de experiências com outros profissionais. Mas para seguir nesse caminho, é preciso amar o que se faz. Será que você também não está no momento de recarregar suas baterias? Se esse é o seu caso, o coaching pode te ajudar.

Aproveite e conheça o nosso Instagram!

agile


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!