TalentoAtitudeQuero escrever hoje algumas reflexões sobre a necessidade de respeitar a nossa essência e limites.

Esse tema volta e meia é abordado por mim, com meus clientes. Sejam homens ou mulheres todos nós temos que saber que a mente influencia o corpo. Bem como o corpo influencia a mente.

Como profissionais precisamos nos preocupar com nosso sono, respiração, relaxamento, exercício e dieta. Esses são elementos que nos ajudarão a medir se estamos respeitando nossos limites. Toda vez que ultrapassamos os limites do nosso corpo ou mente, teremos problemas. A rotina de trabalho e estudos exigem de nós um esforço grande. E se temos que nos deslocar pelas grandes cidades isso fica mais evidente.

Tratar bem ao corpo e a mente, para que todos os planos e desafios possam ser alcançados. Observe os grandes esportistas do atletismo, alguns saem correndo muito rápido e perdem posição no meio do trajeto.  Mas os que dosam seu ritmo geralmente conseguem se sair melhor em longas distâncias. Nossa vida é uma jornada de longa distância, por isso devemos sim ampliar limites.  Mas não os desrespeitar. Vá com calma, mas siga em frente sempre.

Além da parte física, os nossos valores são testados a todo momento. Para obter sucesso é importante entender que valores são essenciais para sua vida. Falo isso pois a cada dia que passa ouvimos mais denúncias de corrupção. Seja passiva ou ativa ela está a nossa porta. É preciso ter bem claro o que você aceita ou não.

Há profissionais que para alcançarem destaque usam de deslealdade com seus colegas, empregadores e até com suas famílias. Pelos valores que acreditamos, pagamos um preço alto todos os dias. Seja não aceitando o assédio sexual, moral ou subornos. Seja desviando nossos olhos dessas coisas para manter-se fiel aos princípios que nos foram ensinados.

Infelizmente encontro profissionais com dilemas assim todos os dias. São profissionais competentes e com muita energia, mas que não conseguem demonstrar seus valores, por serem mal gerenciados. Ter um caráter inabalável se tornou uma competência importante para que possamos respeitar nossa essência e não se deixar levar. Nesse momento eu medito e foi com esse hábito que comecei a escrever minhas mensagens pessoais que transformei em livro. Lembrar o que era importante para mim foi fundamental.

Entenda que as vezes será preciso ganhar menos, e ter mais saúde física, mental e emocional. Uma vez li uma metáfora, que até hoje carrego comigo chamada A semente. Torço para que você não encontre pedras em seu caminho. Mas se encontrar, remova-as com competência, habilidade e muita energia.  Estou na torcida por você.

Leia a degustação do livro, se ainda não conhece.

book


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!