Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

serliderVocê é gestor? O que tem a oferecer a sua equipe? Como tem se relacionado com eles? Se você se identificou com os textos que publicamos aqui no site, deve estar achando que o caminho é longo. Eu várias vezes penso não estar pronta na jornada como gestora, pois as pessoas mudam e evoluem.  E por conseguinte as exigências também.

As expectativas em relação a um gestor podem também mudar de grau e intensidade dependendo do mercado de atuação. Analisando bem o que coleto de informações nas sessões de coaching, palestras, aulas e bate-papos, resumo elas em algumas poucas frases, que compartilho aqui:

  • Ser competente
  • Atitude diretiva e participativa
  • Delegar desafios
  • Ensinar, orientar
  • Saber ouvir
  • Ser coerente – discurso x ação
  • Servir de exemplo
  • Oferecer apoio – “fazer com amor”

Todas as expectativas estão em mim e em você. Desenvolvê-las leva tempo, que eu busquei abreviar com o coaching executivo. Mas antes de mais nada, você tem uma tarefa importante a realizar: você tem que construir o rapport.  Rapport é aquele primeiro elo de conexão com seu interlocutor.

lidercoachAqui algumas dicas, para te ajudar a criar essa conexão:

  1. Sorria ao dizer “Olá”, e estenda a mão para apertar a de alguém que encontrou pela primeira vez. Para alguém que já conhece, sorria e diga, “Olá, tudo bem?”
  1. Certifique-se de que seu aperto de mão seja firme. Vale lembrar que mantê-las limpas e sem odores ajuda muito.
  1. Ajudar outras pessoas em pequenas coisas se constrói um elo muito bacana. Então se coloque a disposição para simples ajudas que ocorrem de imprevisto, mas que podem estragar um projeto.
  1. Busque num grupo sentar de forma que consiga olhar a todos que estão ali. Olhar nos olhos do outro ajuda você a se tornar próximo e criar vínculo.
  1. Se o tempo permitir, um passeio lado a lado para discutir um tema mais complexo pode ajudar. Você sai do ambiente de trabalho, respiram e mais livremente falam dos desafios que terão de enfrentar.

As dicas são simples, tem muita coisa ainda para se aprender, como o tom da voz, a linguagem corporal, etc.  Mas deixo o convite para você fazer um coaching executivo. Vi os benefícios em mim e sei que você também terá vários.

Coloque em prática as dicas e me conta como foi.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!