Conquistando a sinergia na equipe é o desejo de todo gestor. Como já disse anteriormente a relação profissional requer investimento de tempo. Mas que é um investimento com retorno garantido, e além de tudo muito gratificante.  Conhecer o seu funcionário direto é fundamental para que a relação evolua numa relação ganha-ganha. Sem dúvidas no decorrer do tempo, será mais fácil de conhecer os demais contatos profissionais a sua volta.

discursoOs caminhos de aprendizagem de novas habilidades podem ser variados. Não precisam ser treinamentos formais. Há muitas formas de aprender e de compartilhar conhecimento, a relevância dessa habilidade de delegar para sua equipe, vai ser um desafio positivo, que desempenhará conexões em outras esferas.

Um desses caminhos é o coaching, com dicas e oportunidades para seu desenvolvimento como gestor de pessoas. É a transformação de um simples gestor para um líder coach. Com um estilo de liderança que utiliza recursos, conceitos, ferramentas e técnicas para alcançar resultados através do seu time de maneira mais natural.

O estilo de liderança coaching conduz um grupo de pessoas, com a motivação e a inspiração, aos resultados esperados. Até os processos de delegação são levados a outro nível, pois você será capaz de detectar o potencial de aprendizagem que um trabalho a ser delegado representa para cada um do seu time, sendo mais rápida a identificação de quem será o escolhido para desempenhá-la.

Suas habilidades como treinador se desenvolverão e você poderá mapear os elementos de aprendizado de cada tarefa. Como treinador, suas habilidades motivacionais serão desenvolvidas e a visão sistêmica. Você será capaz de correlacionar as habilidades de uma atividade com as demais que a pessoa já executa.

Os desempenhos dos seus funcionários poderão ser facilmente identificados e rapidamente alinhados ao que a organização espera. Pois o apoio que eles precisam virá de forma mais natural, amigável e alinhada. Tanto você se sentirá apto a oferecer, quanto eles se sentirão mais confiantes em buscar essa convivência.

Além disso há o desafio de influenciar pessoas que não são diretamente subordinadas a você. E das quais você depende para entregar resultados de excelência.

Bem os pontos positivos não param. Se você ainda não sabe como o coaching funciona, baixe e leia o e-book Desmistificando o Coaching e fale com um de nossos especialistas.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!