Aquilo que você é, fala tão alto que não consigo ouvir o que você me diz.

Ralph Waldo Emerson

megafone

Fonte: Pinterest

Me deparo constantemente com alguns questionamentos e desconfortos, por parte de colegas e coachees, sobre como delegar. Alguns acreditam ser um desafio e outros uma virtude inalcançável. Então as colocações demonstram insatisfação com a forma com que as pessoas, da equipe que lideram ou colegas de trabalho, tratam as tarefas que lhe são atribuídas.

Tentando mapear as dificuldades deles, ficou uma questão que deu origem ao tema Delegar é um desafio ou uma virtude? Analisando a pergunta podemos entender que isso é algo natural, uma inclinação nata que nasce com a pessoa ou um desafio, que pode ser vencido e portanto, pode ser aprendido.

A reflexão que faço é simples, todos nós de uma forma ou de outra conseguimos delegar uma tarefa a alguém. Observei, contudo, que essas delegações para serem efetivas dependiam do grau de empatia empregada. Vamos voltar aos elementos da comunicação para entender a origem de tudo.

Os elementos da comunicação que aprendemos no colégio são:

  • Emissor – o que emite a mensagem. Vamos lançar mão aqui da figura de quem delega a tarefa.
  • Receptor – o que recebe a mensagem. No nosso artigo é quem recebe a tarefa delegada.
  • Mensagem – o conjunto de informações transmitidas. Aqui podemos colocar a tarefa em si que queremos ter como retorno.
  • Código – a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem. Então a mensagem precisa ser clara.
  • Canal de Comunicação – por onde a mensagem é transmitida: presencial, e-mail, telefonema, chat, etc. Lembre-se que cada canal age de uma forma.
  • Contexto – a situação a que a mensagem se refere. Aqui poderíamos dizer que é o objetivo do nosso pedido.
  • Ruído – qualquer perturbação na comunicação. Entra aqui o grau da empatia, os sentimentos que existem entre o emissor e o receptor. Que podemos traduzir pelo tom da voz, a forma como escrevemos…

A chave pode se dizer está em eliminar ou reduzir o ruído dessa delegação. Pois se você pensar e analisar friamente, porque um amigo faz o que você pede e uma outra pessoa não, descobrirá que a forma de pedir foi diferente. A postura, o tom da voz, a forma como escreve no e-mail, o vínculo com o receptor, etc. podem estar gerando mais barreiras do que você imagina.

Sendo esse o ponto de partida, podemos concluir que passará a ser uma virtude sua, quando você se desafiar a ser o melhor e desenvolver essa habilidade de delegar. Inclusive escrevi um pouco sobre isso em Liderar é comunicar, em 2012. Vai ser preciso investir tempo nesse ponto, mas sem dúvida será muito importante para o seu crescimento profissional. Afinal saber delegar é o que tornará você um gestor de sucesso.

Se você gostou desse post e quer continuar a receber informações sobre esse tema, basta se registrar para receber os artigos, materiais, agendas de eventos e promoções.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!