“Eu só entendo que a minha capacidade de crí­tica a tudo que ouço e vejo e a minha capacidade de contestar tudo que descubro de errado é que fazem de mim um ser humano! É a minha capacidade de desobedecer quando é preciso que faz de mim um Homem!”

Os karas (A Droga da Obediência)

Lembro de um livro que li no colégio chamado A Droga da obediência[i] no qual todos que tomavam uma droga se tornavam obedientes como um cachorrinho. A moral do livro é que devemos aprender a lidar com as diferenças e que nem sempre a obediência é boa.

Em uma equipe o que mais encontraremos são diferenças, sejam elas culturais ou sociais.  Além de cada um deles ter a sua própria agenda de interesses e expectativas de carreira. Mas muitos gestores sonham com equipes que estão sempre prontas a fazer tudo o que pedem sem questionar, sempre as ordens, mas não são conhecedores de pessoas.

Partindo dos pontos apresentados acima, vamos a realidade. Tudo começa com o conhecimento das pessoas a sua volta. Não um conhecimento superficial, de saber o nome, idade, onde mora e quando faz aniversário.  Mas um conhecimento genuí­no de saber como cada um chegou aquela equipe, sua trajetória de vida, seus sonhos, planos e expectativas futuras.

De posse dessas informações é possí­vel começar a alinhar as expectativas da equipe as expectativas de resultados da empresa. Traçar planos de trabalho alinhados aos conhecimentos e habilidades de cada um, pois a comunicação se dará de acordo com o que você sabe a respeito deles.

Ser um gestor de sucesso é essencialmente ser um conhecedor de pessoas. Pois é com as pessoas que os resultados serão entregues.  Não adianta você saber fazer com excelência o seu trabalho, se a sua equipe não conseguir fazer da mesma forma. O fracasso deles será o seu.

Então o ponto de partida para ter uma equipe que entregue resultados é investir tempo na construção dessa relação.  Não sei você, mas eu escolheria um local informal para esse bate-papo, como um convite para um cafezinho por exemplo. Levaria um caderno para anotar o que foi conversado, como forma de você não esquecer pontos fundamentais.  E faria perguntas abertas, que fugissem da resposta sim e não.

Eu sei que você vai me dizer que tomavam chopp juntos e que os conhece bem, mas vale a pena resgatar algumas histórias. Você pode ser surpreender com algumas respostas a essas 3 perguntas que vou deixar aqui para você:

  1. Me conta como você chegou até aqui?
  2. Quem te criou e como era a sua relação com eles?
  3. Quais as suas expectativas para o futuro?

Abra espaço na sua agenda e comece hoje mesmo a ser um conhecedor de pessoas! Depois me conta como foi, pelo e-mail ou pelo blog. Em breve te deixo mais dicas aqui…

[i] A Droga da Obediência é o primeiro livro da série de personagens os Karas, criado por Pedro Bandeira.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!