Acessar a internet é um hábito para 90% dos jovens brasileiros entre 15 e 32 anos. Estes internautas possuem, em média, 7 contas em redes sociais. Quando estão em busca de oportunidade profissional, a orientação é de que tenham alguns cuidados para manter uma boa imagem na web. Mas, muitas vezes, aquele incentivo para persistir no mercado de trabalho está ali mesmo, na rede social.

Então aqui estão algumas dicas da Master Coach Renata Valéria Lopes, para você que está procurando ou quer mudar de emprego.

  • Comece pensando onde você gostaria de trabalhar, Numa empresa pequena, média ou grande. Nacional ou Multinacional. De que segmento de mercado.  Liste essas características e depois busque de dois a cinco nomes para as suas escolhas.
  • Identifique na sua rede de amigos ou familiares, alguém que atue nessas empresas. Busque conhecer que competências e nível de conhecimento você precisa ter para atender a alguma eventual oportunidade nesse mercado. Busque entender as dificuldades, os desafios e como funciona o sistema de avaliação de performance delas.
  • Busque profissionais de referências no mercado que deseja atuar, leia o que esses profissionais publicam ou falam em suas palestras profissionais. Quanto mais você conseguir identificar as competências e habilidades desenvolvidas por eles mais claro será o caminho a ser seguido.
  • Falando em caminho, não se chega a lugar nenhum sem você conhecer a rota a seguir, então monte um mapa da sua carreira. Ele pode ser apenas colocando um curso básico ou técnico para entrar em uma empresa, depois uma graduação, a especialização, e por ai vai.  Pense e estabeleça metas para os seus próximos anos e revalide a rota sempre que sentir necessidade.
  • Alinhe as competências que você levantou anteriormente em seu plano de carreira. Seja crítico e separe aquelas que são comuns a todos os profissionais das que são encontradas apenas em profissionais de destaque. Aprender com quem já seguiu o caminho do sucesso, pode economizar um bom tempo na corrida por uma boa posição.
  • Priorize o seu desenvolvimento e não se preocupe em mudar a prioridade conforme seus objetivos mudam. Mas saiba o que você quer da sua carreira.

Depois dessa primeira parte, é hora de pôr a mão na massa.  Seja nas redes sociais profissionais ou nos sites de emprego, as dicas são as mesmas para melhorar a visibilidade e facilitar os recrutadores em suas buscas.  Segue:

  • Preencha o máximo possível de informações, quanto mais detalhes e resultados sobre suas experiências profissionais anteriores melhor. Se você nunca trabalhou, aqui valem as experiências como voluntário, estudante e estagiário também. O perfil profissional que você cria se torna a sua identidade profissional e por isso é muito importante responder a todas as questões. Se você é uma pessoa com deficiência não omita essa informação, hoje as empresas estão trabalhando para adaptar seus ambientes de trabalho, mas nem todas ainda estão aptas.  Saber da sua deficiência pode evitar transtornos.
  • Não invente ou florei o passado, seja verdadeiro e objetivo, pois na hora da entrevista, será você pode ser descoberto. Eu sempre aconselho a ser honesto no que você conhece, fingir só vai causar dores de cabeça. Você está colocando seu currículo no mundo virtual e cada dia é mais fácil conferir esses dados.
  • Acesse e atualize seus dados frequentemente, quando mais você o mantiver atualizado, mais ele aparece nas primeiras posições de busca. Se faça presente e seja notado pelos recrutadores.
  • Nas redes sociais aproveite para manter o networking em dia. Mas nada de sair conectando se você não conhece, peça para alguém apresentar as pessoas que podem te ajudar na carreira.  Há muitas pessoas que gostam de seguir as empresas que gostariam de trabalhar.  Se você seguiu a primeira parte das dicas, você sabe que empresas deve seguir para acompanhar as vagas postadas.
  • Recomendações são bem-vindas, então se você consegui-las dos seus pares, subordinados e gestores, será um diferencial e tanto. Mas não insista, alguns profissionais não fazem recomendações online. Se você passou por alguma empresa, onde fez um bom trabalho, busque saber se uma recomendação por escrito pode ser fornecida.
  • Se possí­vel integre seus perfis das redes sociais, mas cuidado com o que você posta naquelas que são apenas para distração. O que você posta, faz toda a diferença para as empresas, que observam os comentários, xingamentos, etc.  Bom senso nas suas postagens sempre. Se você gosta de um determinado assunto, como por exemplo programação Java.  Entre em grupos sobre o assunto e deixe lá algumas dicas, isso ajuda no networking.
  • Foto é muito importante, ela aumenta a sua chance de ser visto. Capriche na sua foto profissional, fotos com roupas de esporte e praia não são adequadas para as redes ou sites profissionais. Prefira as fotos em que você esteja com roupas sóbrias e elegantes, como as que você prepara para documentos.

É possí­vel utilizar as redes sociais não só para encontrar um emprego, mas também para aprimorar o desenvolvimento pessoal e profissional. Eu utilizo as facilidades das redes sociais para ensinar.

O resultado estão nos tweets, com orientações sobre carreira, mercado profissional e dicas, está presente no livro “500 Agile Coaching Tweets”.

Confira algumas das orientações no seu Twitter @rvlopes:

@rvlopes: Boa Comunicação, diga exatamente o que você quer dizer. Não enrole!

@rvlopes: Sempre elogie e reconheça um trabalho bem feito. Elogios são sempre bem-vindos!

@rvlopes: Crie um ambiente confiável. Elogie seus subordinados uns para os outros.

@rvlopes: Fale diretamente para quem fez algo errado ou cometeu uma gafe.

@rvlopes: Prometa o que está no seu controle apenas, e lembre-se você não consegue controlar tudo.

@rvlopes: Faça o que prometeu ou perca a confiança de quem aguarda o prometido.

@rvlopes: Não aceite bajuladores. Você perde o respeito com os que te cercam.

@rvlopes: Gritar e ofender só demonstra a sua falta de educação.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!