images-6Estava outro dia lendo um pouco sobre Calebe na Bí­blia e com ele pude aprender algumas dicas bem interessantes para minha vida. Quero compartilhar com você, o que fez muito sentido para mim.

Calebe antes de mais nada era um sonhador, muito positivo em tudo o que viu ao espiar a terra de Canaã.  Mas ele foi muito criticado pelos seus compatriotas. Vi muita semelhança entre ele e alguns empreendedores que conheço. Se não fosse a visão positiva de muitos conquistadores como Calebe, provavelmente muitos empreendimentos não sairiam do papel. Gente para colocar empecilho no sonho empreendedor alheio tem aos cachos por ai.

Nunca faltam críticas para quem decide empreender. Ao sonhar em conquistar aquela terra e poder ter um futuro próspero, numa terra tão fértil, Calebe sem dúvida atraiu muita incredulidade dos que só conseguiam ver ali uma terra de gigantes. Algumas vezes os empreendedores também são assombrados por gigantes: impostos gigantes, investimentos gigantes e barreiras burocráticas gigantes.  Mas o importante é não deixar o medo paralisar você. Provavelmente Calebe teve medo, mas não deixou que isso o dominasse.

Assim como Calebe é preciso reconhecer as oportunidades e não desistir do sonho. Calebe levou 45 anos para entrar na terra de Canaã, isso que é perseverança. E para um empreendedor perseverança é ingrediente essencial na receita do sucesso. O tempo tentará roubar sua disposição para seguir em frente com seu empreendimento e se você não estiver convicto de que esse é o melhor caminho.

Depois de entrar em Canaã, Calebe agradeceu a Deus. Ops! Então aqui vai mais uma dica bacana, gratidão. Gratidão faz a roda da abundância girar sempre, então seja grato pelo que você já conquistou até agora, cada passo para um empreendedor é um passo rumo à um empreendimento sólido e rentável. Muitas vezes por não celebrar as pequenas conquistas os novos empreendedores se sentem tragados pelos desafios. E se você já chegou lá, celebre mais ainda.  Isso não significa que agora você já pode parar, mas que a primeira etapa já foi concluída.

Seja um conquistador e realize seus sonhos.

 


[1] Caleb ou Calebe, filho de Jefoné, foi um dos doze espiões enviados à terra de Canaã. Dos doze, apenas ele e Josué voltaram com boas notí­cias acerca do paí­s que iam habitar; esse seu otimismo desagradou tanto ao povo israelita que por pouco Calebe não foi apedrejado.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!