2toquesEtiqueta é sempre algo muito útil na vida de qualquer pessoa, seja no ambiente familiar ou corporativo.  Não falo da etiqueta com instruções de conservação das roupas, apesar delas também serem muito úteis.  Mas daquelas instruções que os profissionais deveriam de alguma forma ter acesso ainda nas salas de aula.  Existem alguns pequenos detalhes que vale sempre a pena relembrar sobre etiqueta. Mesmo pensando no ambiente corporativo, podem e devem ser aplicados fora das empresas.

O que mais eu ouço falar são dos atrasos.  Não tem uma semana que uma pessoa não venha me reclamar que fulano ou sicrano estão sempre atrasados.  E eu os compreendo, pois sim o meu tempo é tão precioso quanto o seu, então não me deixe esperando, isso me deixa muito ansiosa. Não tem coisa mais deselegante do que agir como se o seu tempo fosse mais precioso do que o tempo da pessoa com quem você vai se encontrar. Seja eu que esteja organizando ou não o evento, gosto de estar no local no horário combinado. Comece por ser pontual em seus compromissos e você vai sentir a diferença nas outras pessoas que começarão a cumprir com a agenda.

A outra questão que me assusta é observar o olhar e o não enxergar das pessoas. Que coisa mais deselegante hoje em dia nos restaurantes, ninguém larga o smartphone para olhar para o garçom ao pedir sua refeição. E o mais aterrorizante é quando te chamam para almoçar e ficam no aparelhinho o tempo todo. São amigos virtuais aos montes e uma tremenda solidão de contatos reais. Tudo é tão efêmero que a sua presença também se torna. Por favor se desconecte e se conecte no seu acompanhante. Eu sei que tudo hoje é volátil com o SoLoMo (social, local e mobile), mas que tal usar a tecnologia a seu favor e não contra?

Esses dois toques de etiqueta fazem muito sentido na minha vida e espero que faça na sua vida também. Enjoy!


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!