Já parou para pensar: “Qual o seu legado?”. Estava aqui pensando sobre que legado quero deixar, para mim o legado que trato aqui é de exemplo profissional e pessoal. Me atrevo a dizer que é a minha meta de vida, deixar uma marca/lembrança que beneficie outras pessoas em sua busca pessoal e profissional também.

Quando nossa própria hora chega, poucas pessoas se lembram do que dissemos ou mesmo de como o fizemos. O que permanece nos outros é como se sentiam quando estavam em nossa presença, e talvez o que sentiam quando pensavam sobre nós.

Nancy D. Salomon

Dúvida

Durante a minha jornada, quebrei a cabeça com algumas coisas, redescobri outras, precisei estudar e trabalhar conceitos para me desenvolver. Se tudo o que passei me permitiu chegar aqui, quero que outros a minha volta se beneficiem com isso.

Pensar em passar pela vida e não saber porque, é aterrorizante para mim. Tem que ter um sentido viver e socializar. Pois como seres sociáveis é da nossa natureza humana nos relacionarmos.Toda a nossa existência e tudo aquilo que desejamos expressará no mundo terá impacto na vida de outras pessoas.

Não temos a escolha de não impactar aqueles que estão a nossa volta, isso acontecerá de forma inconsciente ou consciente. Somos parte de um sistema que é maior do que nós como indiví­duos e inclui nossas famí­lias, amigos e comunidades.  Então podemos escolher impactá-los da melhor maneira que pudermos.

Mas como impactar outros, se não somos famosos e poderosos. Trate de começar com você e depois expandiremos para os demais a nossa volta. Cada um deve ter o objetivo de encontrar uma visão inspiradora e instigadora de futuro que possa sustentar uma vontade de desenvolvimento. Trata-se de cultivar um sonho, um ideal, um caminho de encontro, uma identificação forte com algo. Isso é o ponto de partida.

Por isso vivo me fazendo as seguintes perguntas,que deixo a você também, para reflexão:

  • Como você quer ser lembrado?
  • Quem terá boas lembranças suas?
  • Quem sentirá sua falta, quando você não estiver mais perto?
  • Qual será a sua marca?
  • Qual a sua missão?

O significado e o propósito da vida é realizar o mais plenamente possí­vel o nosso potencial e tornar-se a melhor pessoa que podemos ser transcendendo qualquer dogma ou paradigma. Enfim, o compromisso com o propósito de nos tornarmos a melhor pessoa que podemos ser é a chave para vivermos uma vida cheia de significado e paixão.

Se o desafio estiver conectado à essência, então poderemos fazer dos pequenos fracassos e erros um desafio de aprendizado e, pela sua conquista, acionar todos os seus talentos, enxergando todas as possibilidades em termos de oportunidades de realizações. E assim ir contagiando e impactando os que estão a nossa volta.

 


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!