Por mais que pareça difí­cil de acreditar, saber falar não pode ajudar e muito na sua trajetória profissional. Afinal um bom gestor precisa ser desafiado também, mas se sempre todos dizem sim a ele, como ele poderá ser um gestor criativo e inovador?  Foi com essa pergunta em mente que comecei a pensar nas maneiras de dizer NÃO. O que confesso já foi complicado para mim um dia.

Lógico que é um processo difí­cil. Se fosse fácil provavelmente ninguém estaria aqui lendo essas dicas, inclusive você. Usar a assertividade e a boa educação serão fundamentais, para que você consiga dizer não sem ficar em má situação. Seja com o seu gestor, clientes, fornecedores e colegas de trabalho.

Como gerente de projetos já me deparei com pedidos extras não previstos em contrato, e nesse caso para dizer não é preciso mostrar os riscos envolvidos ao desrespeitar o contrato.  Isso porque pedidos pequenos e que perecem simples de serem tratados, podem demandar muito mais tempo do que o inicialmente previsto, ocasionando um atraso de cronograma.

taugor_banner

Faça o seu projeto de GED conosco!

O foco sempre deve se concentrar no que é importante para a entrega do escopo, no prazo e com a qualidade acordados.  Se o cliente exigir então registre a mudança de escopo e requeira a assinatura dos envolvidos. Mesmo que você se veja obrigado a executar, terá o risco documentado e compartilhado por todos. Afinal o que foi combinado não sai caro.

Assumir um contrato ou cargo que não te interessa pode trazer prejuízos se você o fizer apenas para não ficar chato com seu superior.  Se não faz parte do seu perfil e não está alinhado ao seu plano de carreira então diga não. Agradeça a oportunidade, mas siga seu plano de desenvolvimento.  

Numa empresa muitas vezes um caminho que parece natural para o gestor pode não ser o que o funcionário deseja.  Um conhecido meu foi convidado a ocupar um cargo de liderança, mas preferiu ser apenas parte da equipe.  Segue feliz até hoje na mesma empresa, fazendo o que sabe melhor, mas não o peça para liderar o grupo. Ele decidiu que não quer ser gestor.

Convocado para um reunião no mesmo horário de um compromisso já agendado.  Muitos casos exigem remanejamento de agenda. Em outros casos avalie antes de tudo a pauta da reunião.  Se a sua presença não for importante para a tomada de decisão, então negocie sua presença.  Em muitos casos você pode pedir a um colega que o represente sem causar qualquer prejuí­zo ao andamento da reunião e das suas atividades.

Sobreposição de atividades também é algo ruim. Se você já tem uma programação agendada e seu gestor continua te alocando tarefas, antes de mais nada leve a ele todas as suas delegações. Peça a ele que te ajude a priorizar. Isso é muito útil com clientes também. Em gestão de serviços muitas vezes o cliente demanda tantas tarefas e quando se demonstra a viabilidade e os prazos de execução as coisas mudam de prioridade.

Alocação em tarefas para a qual não se sente apto requer uma avaliação racional e sincera.  Em muitas situações o profissional fica com medo de dizer não. Assume a tarefa, mas não se sente apto a desempenhá-la. Falar das suas limitações em atender a demanda, pode ser melhor do que entregar algo aquém do esperado pelo gestor.

Questões que envolvam a ética também precisam ficar claras. Em algumas situações eu digo logo o farei por obediência, mas não concordo com a situação.  Mas quando a situação vai contra os meus princípios e valores geralmente eu digo não. Por isso é muito importante para um gestor conhecer seu liderado para entender o que pedir.

Devolvendo um trabalho mal feito, nesse caso seja como gestor ou par de quem o fez, devolva com suas observações e sugestões de melhoria.  Mas evite a todo o custo fazer o trabalho de alguém.  Além de ficar sobrecarregado, você não estará desenvolvendo as pessoas envolvidas. Coloque-se na posição de suporte aos envolvidos.

Bem essas foram algumas situações que quis expor alguns pequenos artifícios para dizer não, sem precisar dizer não e se prejudicar.  Se você tem mais alguma sugestão, compartilha conosco.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!