Como parece fácil nos conhecermos, mas a verdade é que poucas pessoas investem tempo em autoconhecimento.  Algo tão fundamental para a convivência em qualquer instancia de relacionamento, principalmente o de relacionar-se consigo mesmo.  É bom olhar para dentro de si e perceber o que vai bem, o que vai mal, o que dói, o que precisa mudar e mais ainda do que se pode abrir mão.  Porém muitos ainda não se conhecem de verdade, por muito motivos.

Para os que precisam tomar decisões, se relacionar com outros, liderar, desenvolver competências, eliminar gaps, ampliar seus pontos fortes e conhecimentos, etc.  o autoconhecimento é indispensável.

Muitos devem estar se perguntando como faço isso? É bem simples e aqui faço minha propaganda*, faça uma avaliação comportamental.  Tendo todos os pontos portes, preferências de estilo de liderança e trabalho conhecidos, em um relatório desenvolvido por um analista comportamental, é muito mais claro e rápido definir um plano de ação.

E uma das dicas que fica é para o plano de ação é o de se ouvir mais, ficar em silêncio e se escutar mais.  Pois esses momentos despertam algumas reflexões e insights para novas ações.

Se ainda assim você leitor ainda não está convencido de que conhecer-se é importante, pense em seu planejamento profissional.  Como desenvolver um plano sem a compreensão do seu perfil profissional, das suas características predominantes, suas aptidões e preferências?  Ou ainda, em como você soluciona e transpõe obstáculos no seu dia a dia?

* sou analista comportamental certificada e faço esse trabalho.  Preços sob consulta.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!