Piramide

A pirâmide de Níveis Neurológicos é uma evolução do modelo da pirâmide de Maslow no qual o ser humano passa por sete estágios no seu processo de desenvolvimento.  Stephen R. Covey, co-fundador da Franklin Covey, escreveu que a natureza humana é quadri-dimensional: corpo, mente, coração e espírito.  Cada um desses sete níveis de motivação foca uma necessidade existencial particular e inerente à natureza humana.

Abraham Maslow, psicólogo americano, foi o pioneiro a quem se devem as pesquisas mais profundas sobre a natureza da motivação humana, suas abordagens sobre para a psicologia humanista e transpessoal nos levam hoje ao modelo acima, redesenhado por Richard Barrett, Robert Dilts e José Roberto Marques.

Cada um de nós é dotado de um índice significativo de motivação – do contrário não estaríamos aqui neste planeta, ou talvez nem estivéssemos ocupando o cargo que ora nos cabe na nossa organização, ou na sociedade. Será válido, contudo conhecermos a natureza da motivação que existe potencialmente em cada um de nós.  Sim, pois à medida que crescemos e nos tornamos conscientes das nossas necessidades evoluímos ao alcance do que elas significam e representam nossa obtenção de um novo nível de consciência e, por conseguinte de nova necessidade.

Ambiente – É onde estamos inseridos, seus arredores, as pessoas e lugares onde interagimos com outras pessoas, as primeiras informações não apenas físicas, mas sociais e emocionais do ambiente e o contexto inicial do relacionamento estão nesse nível.  Onde você vive, trabalha ou estuda?  Como é a sua casa?  Sua mesa é organizada?

Comportamento – Nossos comportamentos externos, o que se vê ou observa, o que se fala ou como reagimos quando envolvidos em uma atividade nos ambientes onde estamos inseridos. A interpretação e vivência nesse nível nos dá a percepção do que faço agindo ou reagindo dentro dos vários contextos da vida.  O que você faz quando _____?  Como você se comporta diante de ___?

Capacidades e Habilidades – Está muito relacionado com a forma que nos posicionamos no universo e evoluímos em direção ao nosso objetivo. As habilidades e capacidades emocionais, espirituais e físicas com que lidamos com problemas. O que você pode fazer para_____?  Quais seus conhecimentos sobre _________?  Como você utiliza suas habilidades em ________?

Crenças e Valores – Está associado ao que acreditamos sobre a nossa verdade individual, o que é possível ou impossível, necessário ou desnecessário, motivador ou paralisante. Porque esses valores, crenças, critérios e verdades sobre o munda e as pessoas nos permitem ou não conquistar resultados.  Em que você acredita?  Suas expectativas sobre uma situação?

Identidade – Está ligado ao senso do eu, da autoestima, de identificarem-se como responsáveis pelos acertos e desacertos das suas próprias vidas. Inclui a identificação com nosso trabalho, família, religião e como interpretamos os eventos dentro desses ambientes.  Quem é você?  Qual o seu papel no contexto familiar e profissional?

Afiliação – Trata-se de com quem compartilhamos nossos sucessos, sonhos, intimidades e pontos de melhoria.  A diversidade de uma rede de contatos e o uso da força desses relacionamentos geram resultados que sozinho não seriam possíveis.  O senso de pertencimento em um grupo onde o respeito impera as diferenças sócias, mentais e emocionais são valorizadas. Essas diferenças são fontes geradoras de novas e excitantes experiências de vida.  Qual a diferença que você faz na sua própria vida, de sua família, dos seus amigos e no seu trabalho?

Legado – Trata-se do desenvolvimento espiritual, de uma visão ampliada de mundo, de proposito e da construção de um legado, algo capaz de transcender a vida e libertar as energias positivas que carregamos.  Projetos significativos que são pessoalmente excitantes, contribuindo e abençoando a vida das pessoas. Por que você é quem você é?  Como você se sente útil?

Todos os indivíduos que reconhecem a importância de cada uma dessas dimensões possuem um quadro de referência para a renovação equilibrada e se colocam no caminho da eficiência e do crescimento.  São pessoas integradas e centradas em princípios e não em pessoas, organizações ou mesmo na família. Assertivas e disciplinadas sabem que precisam ter uma vida em ordem e reservam tempo para manter-se saudável.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!