Lendo o livro da Sherry Argov “Por que os homens amam as mulheres poderosas?” destaquei como sempre faço alguns tópicos interessantes. São tópicos que me saltam aos olhos e me dizem mais do que simples palavras, me dão lições de vida.

Num desses trechos a autora cita Eleanor Roosevelt: Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento e complementa em seguida com a seguinte frase: Um homem positivo diz coisas positivas e deixa você com as baterias recarregadas.  Procure companheiros assim, pois eles nos fazem crescer.

Eu terei a audácia de acrescentar que pessoas positivas nos fazem crescer em qualquer momento, em qualquer tipo de relacionamento (e não apenas o amoroso como trata o livro), cercar-se de pessoas com a capacidade de serem assertivas e que te trazem feedbacks construtivos são fundamentais para oa amadurecimento e crescimento pessoal.  A coisa mais irritante que pode acontecer é um feedback sem direção de melhoria.

Mas as pessoas que são positivas, mesmo quando lhe apontam os erros sabem direcionar as oportunidades de melhoria, não as mais lógicas ou simples, porém as mais enriquecedoras provavelmente. São pessoas que te fazem pensar e muitas vezes chegar sozinho a solução e/ou opções. Essas pessoas nos lideram de forma positiva e não nos colocam numa caixa, porque sabem que uma mente expandida não cabe em caixas e rótulos.

Estava a algum tempo no processo de decisão de onde cursar meu MBA, várias opções no mercado, mas nada parecia encaixar bem no que eu queria.  Ouvi algumas pessoas e as questões que mais me perturbaram foram as que recebi a seguir: Mas por que um MBA e não um curso livre? O que você está buscando? Complementadas com: você não precisa de uma nova especialização, seu conhecimento sobre o assunto é muito rico, mas se você quer expandir sua atuação, busque dentro de você a melhor opção, esqueça o que tem lá fora e o que vão te dizer.

Foi então que peguei todos os materiais de MBA e os deixei de lado até entender o que eu buscava de verdade. Assim eu descobri onde cursar e vi que mesmo sendo um investimento alto, valeria a pena. O que mudou no processo de decisão foi que agora eu tinha uma visão maior sobre o que eu buscava com o MBA. Quase um mês depois ao encontrar com o autor das questões e falar da minha escolha, ouvi suas palavras positivas e animadoras: você escolheu bem, porque escolheu com o coração e a razão, tem um sentido maior na sua escolha.

O melhor de tudo foi quando agradeci a essa pessoa pela sua ajuda em minha escolha e ela disse: Obrigado, fico feliz em ter ajudado! Mas eu só trouxe a tona o que já estava dentro de você e não conseguias ver. Pessoas positivas são assim, elas sempre te animam e te fazem crescer.


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!