Feitos especiais demandam igualmente mecanismos especiais de reconhecimento
Marcelino Tadeu de Assis -Gestão de Programas de Remuneração.

Um projeto, iniciativa ou atividade realizada que contribua para o negócio e agregue valor ao cliente (seja ele interno ou externo), merecem por parte da liderança reconhecimento1.  Nesse momento é importante entender de que forma a pessoa alvo desse reconhecimento percebe que o está recebendo.  Benjamin Franklin2 disse que dentre todas as dú­vidas a mais sagrada é a do reconhecimento, então reforçar esse momento é importante para qualquer gestor, senão a conta nunca sairá do vermelho.

Destaco aqui a relevância do reconhecimento, pois muitas vezes, as pessoas não entendem que reconhecer um feito não necessariamente envolve remuneração ou bônus.  Muitas vezes o reconhecimento trata-se da emissão de simples palavras de agradecimento em uma reunião de equipe, ou ainda do envio de um e-mail com simples mensagens como: “Obrigado pela sua contribuição no projeto!”, “Parabéns pela iniciativa de consolidar as atividades!”, “Excelente apresentação dos resultados de venda na reunião!”.  E como é bom receber palavras como essas quando seu trabalho foi bem feito.

Quando esse trabalho vai além do escopo inicial, encantando o cliente, excedendo as expectativas dos envolvidos, então mais enfático deve ser o reconhecimento por parte da liderança.  Conversando com a equipe, que hoje lidero, pude identificar que para alguns esse reconhecimento precisa ser público, um e-mail de parabéns ou um cumprimento em sua mesa não basta.  Então estabelecer um espaço na pauta da reunião de equipe para reconhecimentos é uma iniciativa que dá certo.  E não apenas no ní­vel técnico, no ní­vel gerencial esses momentos passaram a ser significativos.

Quando resolvi estabelecer esse processo de maneira mais formal no final do ano passado, um colega até me disse que as pessoas poderiam se sentir inibidas, mas eu decidi arriscar e apresentei na última reunião e foi muito bom ver que todos que foram reconhecidos publicamente se sentiram motivados.  Esse mês em nossa reunião mensal houve mais uma sessão de reconhecimentos e para a próxima o volume dobrou, pois todos começaram a buscar resultados adicionais em suas tarefas e entregas que excedessem ao simples fazer o que me pediram.

Por outro lado se estamos falando em algo ainda maior em termos de retorno ao negócio, nada melhor do que um cartão ou ainda um certificado, que mesmo sendo um papel é algo tangí­vel e pode ser exposto na estação de trabalho.  Isso faz toda a diferença na moral de um time.  A recompensa financeira deve ser utilizada nas grandes realizações, em que o envolvimento do funcionário foi muito maior do que o esperado e o impacto significativo à reputação da empresa.

Deve ficar claro que cada realização tem um peso e o reconhecimento deve refletir esse mesmo peso.  Acordar a mensuração desse feito (pode ser pelo impacto no resultado da empresa) não deixará margem a questionamentos ou pior a sensação de que não houve reconhecimento por parte do gestor.  Reconhecer as realizações do time como líder, sem dúvida resulta em uma equipe mais realizada e comprometida.

1 Reconhecer significa mostrar-se agradecido a alguém por algo. Reconhecimento então é o ato de reconhecer esse alguém.

2 Site fraseamentos.com


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!