Como lideres precisamos tratar as relações interpessoais em todas as suas nuances que o conceito envolve.  Tenho conversado muito com colegas, de diversos segmentos de atuação, sobre o uso superficial das redes sociais, que é uma poderosíssima ferramenta de liderança interpessoal, mas banalizado pelo simples curtir, add, like, etc e acreditam de verdade que construíram uma rede de relacionamento.  Sem que você dedique tempo a ler com real interesse o que foi publicado, selecione os  que merecem de verdade serem lidos, não estará fazendo nada além de marcar presença.

Lembro de minha infância conversando com minha avô, que na sua visão de mundo, entendia que as horas despendidas pelo meu tio no bar da esquina após as aulas de sexta-feira, eram horas inúteis.  Anos mais tarde foi a minha vez de “desperdiçar” minhas noites de sexta-feira após a aula no bar da esquina, momentos de grande aprendizado. Reunidos naquele espaço estavam os colegas mais chegados da turma e alguns mestres que marcaram minha trajetória.  Essas horas produziram em mim um espírito questionador e investigativo que aula nenhuma proporcionaria.  Nunca se chegava a uma resposta, nunca existia um limite, sempre saia uma nova teoria dessas infindáveis noites que terminavam com o dono do bar nos expulsando.

Como é bom ter a oportunidade de usar a tecnologia para reviver esses momentos, com a correria profissional, dupla/tripla jornada de muitos e a necessidade crescente de aprimoramento, os papos ficariam apenas na lembrança.  No meu caso, tenho mais um agravante com a distância geográfica, afinal estou praticamente a 12 anos fora da minha cidade natal.  Então viva a internet e a toda área de TI que nos conecta e que me permite trocar importantes e ricas informações com meus mestres, amigos e colegas em muitas partes do mundo.  Que me permite ampliar cada vez mais, minha já expandida mente.

Agora você pergunta espantado, mas o tema não era liderança interpessoal?  Sim o tema é esse mesmo, mas começa pela reflexão de que para que você possa liderar, você precisa aprender a base de tudo, COLABORAÇÂO.  Em todo o texto acima o que você não enxergou provavelmente é que houve uma rica troca de conhecimento.  Aquele conhecimento que ninguém escreve, que está na vivência de cada um, o que chamamos de conhecimento tácito, tão valioso e por vezes menosprezado, aquele que está na cabeça das pessoas e que você só conhecerá se dedicar tempo a ouvir essas pessoas.

E porque houve essa transmissão de conhecimento, porque houve uma colaboração de todos para que ela acontecesse. E nesse momento é possível estar conversando com um CEO nos Estados Unidos, com um Mestre no Rio de Janeiro, com um amigo no seu estado e aprender sobre como liderar, sobre como crescer, sobre como fazer acontecer.  Outro dia ouvi de um amigo que todos que postam nas redes socias possuem a pretensão de ensinar algo,  fico feliz por isso, já que aprender é fundamental para o amadurecimento de qualquer profissional.

Seja bem-vindo ao mundo da liderança interpessoal, entre e compartilhe também o que você entende desse assunto e vamos juntos nos transformar.

“Conectar computadores é um trabalho.
Conectar pessoas é uma arte.”
— Eckart Wintzen


Renata V. Lopes

Atua há mais de 25 anos na área de Tecnologia da Informação com gerenciamento de projetos e equipes multidisciplinares, em grandes empresas como Grupo Gerdau, Lojas Renner, Hewlett-Packard, Rio2016 e Grupo Guanabara. Master coach, leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.

error: Conteúdo Protegido!